General
Serpro conquista mais um Selo Pró-Equidade

Desde que aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, em 2007, o Serpro fortalece suas ações para cumprir as diretrizes do programa e para fomentar a discussão sobre o tema dentro da empresa. Toda essa movimentação garantiu ao Serpro a conquista, pelo terceiro ano consecutivo, de mais um Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que será entregue pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em uma solenidade no dia 25 deste mês, em Brasília.
“Esse reconhecimento deve-se a uma ação coletiva, e nos estimula a crescer e a desenvolver relações no ambiente de trabalho que propiciem o exercício pleno da cidadania”, destaca o coordenador do Comitê Gestor do Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça, Marcos Benjamin. “E as ações da empresa atendem não somente aos múltiplos programas de governo, mas também à mobilização interna que é necessária para desenvolver e renovar a percepção das pessoas sobre respeito, responsabilidade e diversidade cultural que são peculiares nos gêneros, etnias e culturas”, ressalta.
Além do Serpro, mais 56 instituições recebem o selo relativo à quarta edição do programa do governo federal. "As empresas participantes foram avaliadas de acordo com as ações planejadas e executadas para a gestão da equidade de gênero e raça, sua divulgação interna e externa, o seu cumprimento, sua relevância e impacto nas atitudes e mudanças no corpo funcional, gerencial e na organização", detalhou a coordenadora-geral de programas e ações de trabalho da SPM, Gláucia Fraccaro, em correspondência enviada ao Serpro.
Aprendizado conjunto
Uma
ação de destaque da quarta edição do programa foi a construção do curso a distância
Gênero, Raça, Pobreza e Emprego, desenvolvido pelo Serpro em
parceria com a Organização Internacional do Trabalho no Brasil
(OIT Brasil), a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e a SPM. O curso apresenta conteúdos que proporcionam uma melhor compreensão das
questões que envolvem as políticas públicas, os programas e as
ações para promoção da igualdade de gênero e raça, erradicação
da pobreza e geração de emprego.
“A empresa participa do programa desde a segunda edição e pretende, cada vez mais, corroborar com as práticas necessárias à justiça social, ao trabalho decente e à igualdade de gênero e de raça na empresa. O Serpro não deixará de estar presente na quinta edição”, antecipa Benjamin, reafirmando que o comitê envidará todos os esforços para definir novas ações de sensibilização, debates e estratégias para os próximos anos.