General
Serpro comemora Dia Nacional da Inclusão Digital

O Serpro, em parceria com o Comitê Técnico de Implementação de Software Livre do Governo Federal, realizou, nesta quinta-feira, 29, os Seminários Tecnológicos – Edição Dia Nacional de Inclusão Digital, comemorado em 27 de março.
Antônio João Parera, diretor de administração do Serpro, ressaltou que ocasiões em que se reúnem diversos órgãos e entidades da administração pública são espaços para troca de experiências e melhores práticas. Para ele, o momento é de reconhecimento dos avanços alcançados e também de identificar necessidades. “Em 2012, o Serpro prioriza a disponibilização de conteúdos educacionais,
para fortalecer as ações de inclusão nos mais de 400 telecentros
instalados em todo o país”, enfatizou.
A mesa de discussão “Inclusão Digital – Novos Desafio e Novas Propostas” foi composta pela coordenadora das Casas Digitais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rossana Moura; pela coordenadora técnica do projeto do Mapa de Inclusão Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Anaiza Caminha; pelo coordenador de programas da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Diego Aguilera; e pelo coordenador estratégico de Inclusão Digital do Serpro, Luiz Cláudio Mesquita de Souza. Como mediador, o coordenador técnico da Inclusão Digital do Serpro, Antônio Carlos Miranda.
O debate trouxe questões sobre investimentos em infraestrutura, principalmente no acesso à internet das regiões Norte, Nordeste e na periferia das grandes cidades. Além disso, os participantes apontaram como fundamental o fomento de conteúdos colaborativos, com envolvimento das comunidades atendidas na produção de materiais. Unir esforços, ainda, trabalhando em rede, foi a solução apontada por todos os debatedores para que se promova uma verdadeira inclusão digital e informacional, onde a articulação exista com poder executivo federal, estadual e municipal, poderes legislativo e judiciário e sociedade civil organizada.
O evento foi transmitido por videoconferência para os escritórios regionais e pelo serviço Assiste – Vídeo Streaming Livre do Serpro. O público enviou também perguntas por e-mail e pelo Twitter.
Oficinas
Durante a tarde, ocorreram diversas oficinas simultâneas nas regionais do Serpro. Vídeo Livre, GNU / Linux para Iniciantes, Moodle, Calc, Software Livre como meio da Inclusão Sociodigital, Robótica, Estilos de Formatação no LibreOffice, Introdução ao HTML, Entendendo gerenciadores de conteúdo – CMS e Openshot foram os assuntos abordados.