General
Serpro avança no projeto de Rede Sem Fio

“Até novembro, todos os nossos escritórios e regionais terão acesso à rede sem fio”, afirma o diretor de Operações, Wilton Mota. Nesta última semana, o Serpro iniciou a instalação dos equipamentos da rede wi-fi nas cidades que serão piloto do projeto Rede Sem Fio: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta é que todos os ajustes sejam realizados por meio do uso na Sede e nestas regionais e, em paralelo, as outras localidades sejam contempladas. “O acesso à rede sem fio, hoje, é uma necessidade. Esse investimento é importante para os desenvolvedores de soluções mobile, visitantes e, principalmente, para o bem-estar dos nossos empregados”, analisa Mota. Confira a fala, na íntegra, do diretor Wilton sobre o assunto.
A rede sem fio será totalmente desvinculada da rede que trafegam os serviços do Serpro. Mas, ainda assim, o diretor de Operações ressalta que uma das preocupações da empresa foi garantir a segurança nesse ambiente, que por suas características é mais vulnerável que uma rede cabeada. “Não existe segurança 100%, mas a forma que implementamos a rede e tudo aquilo que foi adquirido para o gerenciamento dela subtrai, e muito, qualquer risco”, avalia.
Contratação inovadora
Nauro Scheufler, coordenador da área de infraestrutura tecnológica da empresa, afirma que a contratação da rede sem fio foi bastante inovadora. “Nós repassamos o projeto de cobertura para o fornecedor da rede, assim o quantitativo de equipamentos ficou a cargo dos licitantes”, explica Scheufler. Ele acrescenta que o Serpro definiu os critérios de qualidade do sinal, velocidades de transmissão e usuários simultâneos. “Estabelecemos os parâmetros do contrato, mas caso haja algum erro no projeto de cobertura, a responsabilidade é do fornecedor. Nesse caso, a contratada deverá instalar os equipamentos necessários para o atendimento dos itens de qualidade da rede. Isso sem custos adicionais para o Serpro”, explica. Outro ponto positivo é que, devido à concorrência, o projeto orçado em R$ 15 milhões foi contratado por R$ 4 milhões.
Acesso diferenciado
O acesso à rede sem fio será realizado a partir de quatro perfis. Visitantes, que receberão uma senha na recepção no momento do cadastramento de acesso físico às instalações da empresa. Empregados do Serpro com equipamento particular deverão fazer autenticação na rede sem fio com usuário e senha do Expresso. Após a autenticação, o empregado terá acesso apenas à internet, não sendo possível acessar os sistemas corporativos. Empregado e desenvolvedor do Serpro com equipamentos corporativos devem fazer a autenticação do mesmo modo e terão o mesmo acesso disponível na rede cabeada.