General
Serpro apresentou casos de sucesso no Rio de Janeiro

Mais de 1,2 milhão de downloads e aproximadamente 33 mil veículos recuperados. Esses são números do aplicativo CheckPlaca, primeiro módulo do Sinesp Cidadão, que foi um dos destaques do Congresso Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa (Conitec), realizado até ontem, 11, no Rio de Janeiro.
O analista Brayam Gonçalves, da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago) e gestor do Programa Serpro de Inovação, apresentou a aplicação aos participantes do Conitec. “Qualquer pessoa pode checar se um veículo suspeito é roubado e avisar às autoridades competentes. Aqui no Rio, recentemente, uma quadrilha que furtava em condomínios de luxo foi identificada por meio do aplicativo e presa após a denúncia ao 190”, contou.
Inovação no DNA
Outras soluções
inovadoras do Serpro também foram apresentadas no congresso, como o
Porto sem Papel, o ComprasNet e a Rede Sim. “A inovação faz parte
do Serpro. E nossos esforços têm sido no sentido de estimular os
empregados a participarem propondo ideias e diminuindo o tempo entre
essa proposta e a implementação”, afirmou o analista.
A 4ª edição do Conitec foi realizada durante dois dias e teve como desafio discutir temas como formação de líderes para inovação, práticas de educação pelas universidades corporativas, criação de empresas inovadoras de TI (startups), aplicação do processo de design thinking ("materialização" de ideias inovadoras), e discurso de educadores e empresários em prol da inovação.