General
Serpro apresenta soluções de segurança de rede no 15º Workshop RNP

Vulnerabilidades nas redes e respectivas soluções adotadas pelo governo federal foram o tema do painel que contou com a participação do diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, nesta terça-feira, 6, no 15º Workshop RNP (WRNP). Mazoni ressaltou no evento, realizado em Florianópolis, quais ações o Serpro vem adotando para impedir a espionagem de dados, principalmente após as notícias divulgadas em 2013 de que dados do Brasil e da presidenta da república haviam sido violados.
Entre as soluções apresentadas, Mazoni destacou a criação de uma nuvem própria do governo e o incentivo à gestão de classificação de dados, à hospedagem nacional dos dados e à utilização de software livre. Ele esclareceu que o país ainda possui fragilidades e que somente o avanço nessas soluções possibilitará ambientes de redes e de nuvens seguros.
“Devemos utilizar a tecnologia em sua plenitude, mas sem permitir vulnerabilidades que ataquem a privacidade tanto do indivíduo como do país”, enfatizou Mazoni.
O objetivo do painel foi apresentar desafios para rede de dados segura sob o ponto de vista governamental, acadêmico, tecnológico e sob a ótica da criptografia. Também participaram do debate o professor Paulo Lício de Geus, da Unicamp, e Anderson Nascimento, da UnB.
O 15º WRNP, realizado nos dias 5 e 6 de maio, durante o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).