General
Serpro apresenta seu serviço de nuvem do governo

Durante o fórum Nuvem para o Governo: Serviços e Aplicações, realizado nesta terça-feira, 10, em Brasília, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresentou oficialmente um novo serviço: seu projeto de nuvem. Trata-se da primeira nuvem do governo federal, projetada em software livre pela empresa e que, de início, vai abrigar soluções para o programa Cidades Digitais. A nuvem vai hospedar sistemas de gestão que ficarão disponíveis para os 80 municípios participantes desse programa, que está sob a comando do Ministério das Comunicações.
Na ocasião, o responsável pela Coordenação-geral de Gestão da Segurança da Informação, Ulysses Machado, destacou que um dos diferenciais do projeto é a participação da área de segurança desde a sua concepção. “A nuvem do Serpro é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar, envolvendo áreas de rede, plataformas de serviços e segurança. O Serpro desenvolveu um modelo de cloud pautado por governança, planejamento, observância dos princípios de qualidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade", enfatizou o coordenador.
O serviço de nuvem do Serpro será voltado para três modalidades importantes e mais visíveis: infraestrutura, plataforma e software. Neste primeiro momento, está sendo ofertada a modalidade Infraestrutura como Serviço, por meio da qual o cliente contrata uma infraestrutura de hardware e software, disponível nos centros de dados da empresa, pela internet. Nesse modelo de contratação, o tempo de criação dos servidores virtuais é reduzido de 8 dias para 5 minutos. Quem mais ganha são os clientes, que passam a contar com elasticidade na entrega de recursos e a pagar somente pelos serviços realmente utilizados.
O grande orquestrador da nuvem foi o OpenStack, software livre que permite a alocação de servidores, plataformas e aplicações pelos próprios clientes, sem a necessidade de intervenção das equipes do Serpro. A afirmação foi do analista Cid Macedo, da Coordenação-geral de Infraestrutura de TIC da empresa, um dos palestrantes do evento. Ele enfatizou que com o projeto de nuvem, a organização consolida-se como vanguarda na tecnologia da informação. “Somos a primeira empresa federal a ter uma nuvem de governo baseada em software livre. Os nossos parceiros podem conviver tanto com o que é aberto quanto com o que é privado. Nos orgulhamos de oferecer este novo negócio destacando a facilidade de gestão de ambientes e a rapidez de disponibilização de infraestrutura para clientes”, concluiu Cid.