General
Serpro apresenta o novo Centro de Comando em São Paulo

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) inaugurou nesta quarta-feira, 2, o novo Centro de Comando em São Paulo, área responsável por garantir a continuidade de serviços de clientes e a operacionalização dos ativos de infraestrutura.
A finalidade do evento foi mostrar aos clientes e representantes do governo o projeto de modernização do novo espaço, em funcionamento desde o dia 19 de setembro. É o primeiro dos três centros do Serpro a ser modernizado.
“Ao conquistar uma expectativa, ela se torna padrão. A partir de então ela se torna uma nova expectativa”, comentou Mauro Sérgio da Costa, da Diretoria de Tecnologia da Secretaria da Receita Federal em São Paulo. “Como clientes nos sentimos seguros e em uma posição confortável, além de ver estreitado um relacionamento de parceria, que é o mais importante”, acrescentou Mauro.
O diretor de administração do Serpro, Antônio João Parera, reforçou esse princípio. “Nossa finalidade é prover soluções de tecnologia para a administração pública tornando-a mais eficiente, mais moderna e, principalmente, aproximando-a cada vez mais do cidadão”, falou o diretor.
“Nós tínhamos o sonho de ter um centro de comando à altura dos serviços que prestamos aos nossos clientes”, registrou o diretor de operações da empresa, Wilton Mota. “Antigamente trabalhávamos isoladamente, cada um na sua área. Hoje, compartilhamos o mesmo espaço e o mesmo propósito. Todo mundo está na mesma sala, o que facilita a solução de problemas e o gerenciamento de serviços dos nossos clientes”, acrescentou Wilton.
“Estamos em um processo constante de crescimento para acompanhar a modernização dos serviços de nossos clientes”, complementou o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni. O presidente citou ainda a nuvem do Serpro, solução lançada em setembro como mais um resultado desse compromisso. “Concentrar toda a gestão de infraestrutura e serviços para antecipar-se aos fatos e ser proativo é o principal objetivo do Serpro”, concluiu o presidente Mazoni.
Compareceram ainda ao evento a gerente do departamento regional Sul do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ana Paula Paschoini, o representante da Unidade Regional em São Paulo da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) Fábio Neto, e o diretor de divisão da Secretaria Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo, João Vargas. Os visitantes também foram recebidos pela superintendente de gerência de serviços do Serpro, Sheila Antonioli, pelo superintendente de logística, Victor Propato, e por representantes da Regional São Paulo da empresa.
O
novo Centro de Comando em São Paulo
O
objetivo é garantir a infraestrutura necessária para um trabalho de
monitoração integrado e sinérgico entre equipes de rede, centro de
dados e gerência de serviços, visando a agilidade no tratamento de
incidentes, a melhora da qualidade dos serviços e a confiabilidade
no fluxo de informações.
O destaque nessa evolução é a solução de video wall, parede de telas composta por um conjunto de monitores de LED justapostos, formando um único painel de grandes dimensões, que também pode ser setorizado. O novo recurso possibilita a exibição simultânea de informações de diferentes fontes sobre a qualidade dos serviços e de infraestrutura fornecidos pelo Serpro a órgãos do governo federal.
São
exemplos desses serviços a hospedagem e disponibilidade de sítios
utilizados por cidadãos, empresas e governo, como o da Receita
Federal, o ComprasNet e o Portal dos Convênios (Siconv).
O
centro está instalado em um ambiente totalmente reformulado. Conta
com a atuação de 57 empregados, em esquema de trabalho
ininterrupto, apoiados por um vasto conjunto de ferramentas.
Em 2014, os Centros de Comando do Serpro no Rio de Janeiro e Brasília também serão modernizados.