General
Serpro apoia Rádio Livre em Feira do Livro

Os temas mais interessantes da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre estão sendo transmitidos por um estúdio montado pela rádio da Associação Software Livre (ASL.Org) e patrocinado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A rádio transmite pela internet, até 16 de novembro, entrevistas e programas especiais com escritores, intelectuais, mediadores da leitura e contadores de histórias presentes ao evento.
O coordenador-geral da ASL.Org, Sady Jacques, ressalta que todos os programas utilizados na rádio possuem código-fonte aberto. “O projeto foi criado de uma forma protagonista, quando não havia soluções e já surgiam demandas. Hoje, é um exemplo do que pode ser construído com software livre”, afirma.
Para ouvir a transmissão ao vivo, acesse a Rádio Software Livre. Além de acompanhar a programação diária, também é possível resgatar entrevistas e debates gravados. Confira alguns podcasts já disponíveis no site:
Educação com código-fonte aberto
A internet potencializa o discurso do ódio?
Marco Civil na internet: Brasil na vanguarda
Oportunidade para empreendimentos com software livre
"A vaca azul é ninja": crítica à academia
Desescolarização propõe experimentar métodos inovadores
"Só
10% é mentira, o resto é invenção"
A
arte da comunicação não violenta
Sobre a Feira do Livro de Porto
Alegre
Com centenas de atividades gratuitas para públicos de
todas as faixas etárias, a feira cumpre diversificada programação
cultural, que envolve escritores, ilustradores, mediadores da leitura
e contadores de histórias. Ocorre na Praça da Alfândega, no centro
histórico portoalegrense, tradicional ponto de encontro de
intelecutais da cidade.
O evento, que começou com 14 barracas de madeira, em 1954, recebe hoje 127 livreiros. Destaques da literatura brasileira contemporânea marcam presença, como Martha Medeiros e Eliane Brum. Realizada de forma ininterrupta durante esses 60 anos, a Feira foi reconhecida como o primeiro Patrimônio Imaterial da cidade pela Secretaria Municipal da Cultura.
Fotos: Dougas de Oliveira, ASL