General
Serpro apoia o 1º Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital

Com o histórico de possuir uma política de inovação desde 2010, instituída pela resolução (DE-020/2010), e um programa de inovação em vigor desde 2011, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) participou ativamente do 1º Simpósio Internacional em Inovação e Governança Digital. O evento, promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (UnB), aconteceu nos dias 1º e 2 de setembro, no auditório da Fiocruz, no campus da UnB.
No primeiro dia do evento, a analista do Serpro Luciana Mota expôs sobre as realidades e os desafios da integração dos sistemas estruturantes no governo brasileiro no painel "Políticas Públicas no campo da Governança Digital: projetos e perspectivas". Destacou o desafio de integração do novo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) com os outros sistemas de governo.
Na terça-feira, 2, o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, falou sobre aspectos gerais da inovação no Brasil e na empresa durante o painel "Inovação Democrática: novos modelos de gestão no setor público". Mazoni destacou o desenvolvimento em conjunto, realizado pela comunidade Demoiselle, a importância do Participa.br - um site do governo, destinado à participação popular e construído com base em software livre brasileiro, o Noosfero - e sobre o Programa Serpro de Inovação.
No mesmo dia, Marcos Melo, do Serpro, participou do painel Sustentabilidade da Inovação e Transformação no Setor Público falando sobre a introdução da cultura de inovação em uma empresa pública. Melo é o responsável pela Coordenação Estratégica de Ações Governamentais, unidade envolvida na implantação do Programa Serpro de Inovação.
Para Corinto Meffe, assessor da diretoria do Serpro e membro da comissão organizadora do simpósio, o evento foi uma importante oportunidade para apresentar o conjunto de ações elaboradas pelo Serpro que reforçaram a proposta de que a inovação deve ser uma prática incorporada no dia a dia da empresa e empregados. “O apoio institucional permitiu que uma série de ações inovadoras começassem a ocorrer com mais frequência”, resume.
Durante o simpósio, os representantes do Serpro abordaram ainda o "Conhecendo Nossa Inovação", uma série de eventos planejada para que os empregados