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Serpro amplia processo de monitoração na empresa
Garantir o cumprimento dos níveis de acordos de serviço estabelecidos entre o Serpro e seus clientes e o uso racional da infraestrutura são os principais objetivos do Projeto Farol, que nasceu em 2009 com o desafio de tornar a monitoração parte integrante de todo o processo produtivo dos serviços contratados pelos clientes da empresa, desde a definição de requisitos até a entrega do serviço.
Para alcançar essa meta ambiciosa, a arquitetura - expansível, flexível, baseada no uso de soluções livres, padrões e modelos de referência abertos - integra processos, tecnologias e ferramentas.
Evoluções
Gentil Espildora, coordenador do projeto, explicou que o diferencial do Farol em 2011 será o acoplamento das aplicações à monitoração integrada de serviços, o que será possível devido ao lançamento do Demoiselle Monitoring, componente do Framework Demoiselle.
"O monitoring vai permitir que os desenvolvedores consigam captar informações sobre o negócio e o serviço para disponibilizarem em painéis específicos integrados à monitoração. Por exemplo: documentos gerados por hora, número de usuários simultâneos, entre outros", detalha Espildora. A grande importância disso é que essas informações só podem ser fornecidas pelas aplicações, uma vez que os agentes de infraestrutura não conseguem coletar esses dados.
Além disso, para este ano está prevista a implantação da segunda fase do projeto. Para o coordenador, a primeira fase está vencida, "a arquitetura está entregue e em uso", afirma. O próximo desafio é evoluir o que já foi feito, na busca de um processo contínuo de melhorias e ampliação do escopo de atuação do projeto.
Mudanças estruturais
Uma das inovações da Diretoria de Operações do Serpro para 2011 será a construção do piloto, em São Paulo, de um Centro Integrado de Monitoração. A ideia é que o centro reúna todas as áreas da empresa vinculadas a infraestrutura em um mesmo espaço físico. "A proximidade física entre as áreas de monitorações das Unidades vai permitir mais fluidez ao trabalho, quando se perceber algum desvio ou houver necessidade de reparo de uma falha eventual, entre outras ações", analisa Espildora.
A proposta é que o novo centro utilize, preferencialmente, as informações disponibilizadas pela arquitetura de monitoração integrada de serviços preconizada e disponibilizada pelo projeto Farol.
Comunicação Social do Serpro - Porto Alegre, 1º de julho de 2011