General
Serpro cria comissão gestora do A3P

O Serpro faz parte da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) desde 2010, compartilhando o compromisso de adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano corporativo. Para dinamizar esse processo, foi instituída uma Comissão Gestora de A3P, que tem por finalidade implantar o plano de trabalho definido na Agenda do MMA.
O evento de instalação da Comissão ocorreu na última quarta-feira, 19, com a presença da diretora substituta do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Ana Carla Almeida, do diretor de Administração do Serpro, Antônio João Nocchi Parera, do Coordenador Estratégico de Ações Governamentais (Ceago), Aluysio Pinto Marques Junior, e membros da Comissão.
Ana Carla defende as práticas de sustentabilidade como um compromisso de cada indivíduo e das organizações com a preservação da vida e dos recursos naturais do planeta, e não, simplesmente, pelo viés da economicidade, que é a motivação mais comum. A economia resultante é apenas uma das consequências.
Comissão A3P Serpro
Sob a coordenação do analista Helvécio Marinho Milhomem, da Ceago, a comissão já deu início aos trabalhos na empresa. Na primeira reunião, realizada no dia 19 de agosto, o grupo definiu o cronograma e o plano de trabalho que orientará as atividades. Como primeira ação, o grupo já está fazendo um mapeamento socioambiental do Serpro, para identificar as boas práticas de sustentabilidade existentes e apontar situações críticas que precisam ser corrigidas.
São exemplos de boas práticas, por exemplo, a redução do uso de copos plásticos, o uso racional de papel, de energia elétrica e do consumo de água e mesmo a observação da qualidade de fornecedores. A adesão à TI verde prevê a inclusão de cláusulas, nos editais de licitação, que orientem à aquisição de equipamentos de empresas igualmente preocupadas com os princípios de sustentabilidade no seu processo produtivo.
Texto alterado em 24/09/2012 às 11h30