General
A favor da colaboração e das redes globais

“Os problemas do mundo são difíceis de resolver ou a forma que estamos utilizando está errada?”, provocou o escritor e executivo Don Tapscott, autor do livro “Wikinomics: como a colaboração em massa muda tudo”, livro de negócios mais vendido nos Estados Unidos em 2007 e traduzido para mais de 25 idiomas. Em sua palestra na noite desta quinta-feira, 31, na Campus Party Brasil 6, Don defendeu que o atual paradigma de resolução de problemas globais representa mais um impedimento do que um impulsionador para o sucesso.
Don considera que um novo ator deve ser inserido em todos os fóruns e discussões de problemas globais: junto dos governos, do mercado, da sociedade civil organizada, deve entrar o indivíduo, na qualidade de cidadão exercendo suas possibilidades plenas. Segundo Don, isso representaria uma nova era, que seria o resultado natural de uma longa linha de desenvolvimento social, político e econômico que vem ocorrendo desde o fim do feudalismo e culminou nos Estados-nação da forma como são conhecidos atualmente.
Esta nova era ficaria caracterizada por um intenso colaboracionismo entre as pessoas e as instituições, principalmente aquelas que ainda não estão completamente consolidadas, ou engessadas, em seu entender. Os protagonistas desta “nova democracia” seriam as Redes de Solução Global, que Don define como sendo “a combinação de quatro setores da sociedade, além dos estados nacionais, com objetivo de melhorar o mundo, e utilizando novas tecnologias de informação e comunicação”.
Exemplos destas redes já estariam presentes entre nós, como por exemplo organizações não-governamentais como o site Avaaz.org e a Human Rights Watch. Tais organizações, ainda que não institucionalizadas, desempenharam um papel importante em revoltas populares como a Primavera Árabe e o movimento Occupy, nos EUA. “Em alguns casos”, diz Don, “elas foram responsáveis até por salvar as vidas dos manifestantes”, citando as redes de auxílio criadas para que ninguém precisasse recorrer a serviços governamentais, onde poderiam ser presos ou mesmo mortos.
Don Tapscott é um dos destaques da Campus Party Brasil 6, evento que acontece na capital paulista até domingo, 3. O Serpro é o patrocinador principal da área de Inclusão Digital da #CPB6, além de participar com um stand de exposições da Zona Expo, promover palestras e realizar o Install Fest na Arena. Acompanhe a cobertura do encontro também pelo blog Serpro em Eventos.