General
Sistema reduz em quase 70% tempo do processo licitatório

O Serpro implantou, em setembro, os primeiros módulos do sistema usado no Regime Diferenciado de Contratações (RDC), mais especificamente aqueles que compreendem a fase interna (RDC-Divulgação) e a fase de contratação (RDC-SIASG).
A demanda partiu do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. A partir de agora, os usuários já podem utilizar o RDC para divulgação de licitação e encaminhamento à Imprensa Nacional para publicação.
A solução também permite a inclusão de resultado, empenho, contrato e cronograma das licitações realizadas por esse tipo de processo de contratações públicas. Com o RDC, a média de tempo de finalização dos processos licitatórios caiu de 250 dias para 80, e houve redução de custo de aproximadamente 15% nos valores das licitações.
Criado em 2011 para ser aplicado inicialmente nas obras da Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o RDC flexibilizou regras para agilizar algumas licitações governamentais e já foi ampliado às obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
Os módulos RDC-Eletrônico e RDC-Presencial, referentes à fase externa (sessões públicas) serão entregues para homologação pelo cliente respectivamente em novembro deste ano e em janeiro de 2013, explica Orlando Bastos, gerente da Coordenação de Recursos Logísticos da Superintendência de Relacionamento com Cliente - Planejamento, Orçamento e Gestão.