General
Região norte é líder em acesso à internet via celular

Pesquisas apontam que o número de brasileiros que acessam a internet usando celulares ou smartphones subiu de 44,8% em 2011 para 56,2% em 2012. O crescimento do uso de tablets, no mesmo período, foi de mais de 100%. Dentre os serviços mais utilizados pelos usuários dos telefones móveis, estão as redes sociais e os serviços de correio eletrônico. Entre aqueles que usam tablets, as atividades mais frequentes são divulgar conteúdo próprio e ler notícias.
Posicionados como o segundo dispositivo mais presente nos domicílios brasileiros, atrás apenas da televisão, os celulares tiveram papel determinante no avanço da mobilidade. Na região norte, por exemplo, 21% das pessoas que utilizam celular acessam a internet através do aparelho. Esse é o maior número registrado em todas as regiões o Brasil, segundo dados do Cetic.br.
A informação mostra a força dos dispositivos móveis entre usuários nortistas e o grande crescimento do mercado mobile na região. “Em virtude da dificuldade do acesso mais tradicional, seja por fibra ou ADSL, a telefonia móvel acaba sendo, muitas vezes, a única alternativa de conexão. O cabo não chega, mas a antena transmite o sinal. O usuário se aproveita disso para não ficar desconectado. Não tem outro acesso, é aquele mesmo” explica Ézyo Lamarca, especialista em dispositivos móveis da Universidade Corporativa UniSerpro.
Mobilidade no Consegi
Em sintonia com temas atuais, a quinta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico – Consegi 2012 tem como tema a mobilidade digital. O congresso, que já se firmou como o maior evento de tecnologia e governo eletrônico do país, acontece em Belém, de 3 a 7 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
Promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o congresso é um importante espaço para promover a troca de experiências e informações entre governo, sociedade civil e representantes de países parceiros. De acordo com a assessora da presidência do Serpro, e coordenadora executiva do Consegi, Ana Amorim, Belém ganhou destaque na produção de trabalhos no ConSerpro. Ela ressalta que esses trabalhos poderão ser utilizados pela empresa. Por esse motivo, acredita ser justa a escolha da cidade para sediar o Consegi/ConSerpro 2012 e atribui a conquista como mérito da regional.
“Belém está trabalhando muito. Eles estão dando o sangue na produção de conhecimento dentro da empresa. É uma regional que está trabalhando em pesquisa, inclusive na área de computação em nuvem, o que é muito importante” afirma.
Nomes de peso
Grandes nomes internacionais, como Timothy Ney, que se destaca por seu vasto conhecimento em licenciamento e tecnologias abertas, e Richard Stallman, fundador do movimento free software, do projeto GNU, e da Free Software Foundation, são presenças confirmadas no evento. Nelson Lago (USP), Leila Daher (NavegaPará), Sérgio Amadeu (UFABC), Karin Breitman e outras personalidades de destaque da inteligência nacional também vão integrar as apresentações e discussões do congresso. Autoridades como o Ministro da Defesa, Celso Amorim, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp e o Secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez também são presenças confirmadas.
Fique por dentro dos eventos
O Consegi 2012 se desenvolverá juntamente com o Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicadas a Serviços Públicos (ConSerpro), formando a Semana de Tecnologia do Pará. Em seus três primeiros dias, o Consegi será dedicado à realização de oficinas técnicas, enquanto nos dois dias finais, painéis, debates e palestras serão o foco do evento, que será realizado no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.
Este ano, o evento trará especialistas do mundo inteiro para discutir os avanços dessa tendência, o mercado ao redor dela e as oportunidades para aplicação das soluções de governo destinadas a dispositivos móveis, consolidando o Estado como integrante da evolução tecnológica do país. O congresso será explorado por meio de seis eixos temáticos: Mobilidade Digital; Comunicação pós PC - Redes do futuro e Computação em Nuvem; Segurança Cibernética; Informática e Sociedade; Aplicações de Governo Eletrônico e Novas Tecnologias de TIC.
Acesse a página do Consegi e acompanhe o blog do Consegi.