General
Reforço de peso

Desde o dia 15 de julho, o Centro de Dados do Serpro na Regional Brasília conta com um reforço de peso. Trata-se do novo mainframe, ou computador de grande porte, que foi instalado e recebe os últimos ajustes para funcionar em sua plena capacidade. A nova máquina ajudará no processamento de dados e implementação de novas soluções que antes eram restringidas pelo modelo antigo.
O novo mainframe é uma unidade Enterprise z196, fabricada pela norte-americana IBM, e chega para substituir um z10, do mesmo fabricante. É considerado um top na linha de produtos da gigante da informática e seus números impressionam: pode contar com um máximo de 24 processadores, cada um contendo quatro núcleos e gerando 5.2 GHz de clock, além de ter à disposição até 3 terabytes de memória escalar.
Quem ajuda a entender a performance do z196 é Fernando Borges, da Superitendência de Centro de Dados do Serpro: "O novo Mainframe possui maior capacidade de processamento, superando os 7691 milhões de instruções por segundo (MIPS) do modelo anterior e alcançando 8943 MIPS. Além disso, ele vem acoplado a uma nova tecnologia, baseada em lâminas (blades), que permitirá a integração do hardware a outras plataformas, Windows e Linux, estendendo a elas os altos níveis de disponibilidade e confiabilidade".
Segundo Fernando Borges, a substituição de uma máquina por outra se justifica pelas dificuldades que o Serpro vinha enfrentando com os limites que o antigo equipamento impunha. "O Mainframe anterior já se encontrava tecnologicamente defasado e apresentava uma taxa de utilização alta, o que comprometia a disponibilidade de recursos e restringia a adoção de tecnologias mais modernas aplicadas a novos serviços", explica.
O prazo de instalação da nova solução foi alterado diversas vezes, mas, segundo Fernando, o atendimento da demanda foi realizado dentro do tempo acordado. Ainda de acordo com ele, isso não significa que o trabalho acabou. "Ainda há a necessidade de aplicação das senhas definitivas aos produtos de software contratados e de revisar a estrutura de site backup que se encontrava em implementação", completa.