General
Receita Federal amplia serviços do Pessoa Física

Já está on-line a segunda versão do Pessoa Física, aplicativo móvel desenvolvido pelo Serpro para a Receita Federal. Além das melhorias na interface gráfica e nas funcionalidades já existentes, outros serviços foram incorporados para facilitar a vida do contribuinte. Um deles é o "Pagando Imposto”, que permite consultar e imprimir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de cotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) desde 2006.
"É possível ver a quantidade, o valor, a situação de cada cota devedora, além de gerar e salvar o Darf na galeria de imagens do dispositivo para pagamento posterior", destaca André Marra, analista de negócios do Serpro que atende a Receita Federal.
Outro destaque é o “Cálculo Imposto”, por onde é possível calcular o IRPF mensal ou anual. "O aplicativo diz, inclusive, qual é a melhor opção de cálculo do Imposto de Renda anual, se é a simplificada ou a completa”, acrescenta André.
E mais: "há também um quiz onde o contribuinte pode verificar seus conhecimentos relativos ao IRPF. Tem ainda uma versão reduzida do 'Perguntão IRPF 2013', além do 'm-IRPF', por onde, futuramente, serão liberados o preenchimento e a entrega do Imposto de Renda”, salienta o analista.
A segunda versão do app Pessoa Física está disponível para download, desde sexta-feira, 15, tanto na AppStore como na Google Play, loja da Google para o Android.