General
Serpro encerra ano de conquistas e projeta 2014

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) encerra 2013 comemorando a entrega de importantes soluções aos seus clientes. Quem fala um pouco sobre elas é o diretor de Relacionamento com Clientes, Robinson Margato.
Comércio Exterior
Na avaliação do diretor, dentre as ações realizadas este ano, algumas se destacam, como o desenvolvimento da visão integrada sobre as operações de comércio exterior, parte da Plataforma do Portal Único de Comércio Exterior.
"Com esse sistema, importadores e exportadores podem fazer consultas integradas acerca de suas operações de comércio exterior, com a indicação da situação de cada etapa, desonerando o trabalho dos entes envolvidos no processo. Essa iniciativa tem como objetivo dar maior transparência aos processos aduaneiros e contribuir para a redução do custo Brasil", afirma Margato.
Segurança Pública
De acordo com o diretor, outra ação de destaque é a disponibilização do portal de informações integradas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas, sobre drogas, segurança pública, justiça, sistema prisional, entre outras. "Esse sistema subsidiará a realização de diagnósticos sobre criminalidade, a formulação e avaliação de políticas públicas, assim como promoverá a integração nacional de informações entre os entes federados", explica.
eSocial
Margato também apresenta, como uma das ações mais significativas, a implementação do módulo empregador doméstico, no portal eSocial, para registro de informações referentes a serviços e facilidades ao empregador no cumprimento de suas obrigações trabalhistas e fiscais de forma facilitada e intuitiva.
"O eSocial é um projeto destinado a atender um conjunto de entes governamentais envolvidos com Folhas de Pagamento e seus reflexos quanto a recolhimento de taxas e impostos previdenciários e de renda, benefícios previdenciários, recolhimento de FGTS, fiscalização do trabalho e estatísticas trabalhistas. É prevista a captação mensal de cerca de 100 milhões de eventos trabalhistas e de folhas de pagamento, com armazenamento dos arquivos recepcionados em ambiente produtivo nacional e a distribuição das informações aos entes federais. No contexto estratégico do governo federal, possibilitará a padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito dos órgãos participantes do projeto", explica.
Desafios para 2014
As conquistas de 2013 são importantes e refletem o trabalho desenvolvido pelos profissionais do Serpro, mas existem muitos desafios para 2014. Segundo Margato, um desses desafios é a substituição do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe), que tem por objetivo atender de forma automatizada as necessidades de gestão de pessoas no âmbito da administração pública federal direta, autárquicas e fundacionais, focando nos macroprocessos de trabalho.
Margato também cita como desafio o Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Simrav), que gera e implementa mecanismos de cooperação entre a União, os Estados e o Distrito Federal, para o desenvolvimento de ações conjuntas de combate ao furto e roubo de veículos e cargas, por meio da modernização e adequação tecnológica dos equipamentos e procedimentos operacionais no âmbito dos respectivos órgãos fazendários e de segurança.
Para ele, outro item importante a ser considerado no próximo ano é o Programa Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público (PCASP) que tem por objetivo a implantação do Novo Plano de Contas da União e da nova solução de Demonstrações Contábeis.
"O escopo de negócio do Novo Plano de Contas contempla a convergência com as Normas Internacionais de Contabilidade e busca estabelecer os conceitos básicos e as regras para registro dos atos e fatos contábeis nas esferas de governo, padronizar a estrutura contábil, flexibilizar aos Entes Federativos o detalhamento das contas contábeis, propiciar a geração de base de informações consistentes para compilação de estatísticas e finanças públicas, possibilitar a elaboração padronizada de relatórios e demonstrativos, inclusive os previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal", explica Margato.
Empresa estratégica
Além de todos os sistemas citados, uma solução desenvolvida pelo Serpro merece destaque especial. Construído com softwares livres e alinhado às tecnologias de computação em nuvem, o Expresso V3 oferece o recurso de arquivamento de mensagens nos servidores, que proporciona mais segurança, portabilidade e disponibilidade. Dessa forma, a ferramenta passará a ser utilizada por todo o governo federal.
Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serpro enfatiza o papel do Serpro para o próximo ano. "Nós temos que avançar nessa tarefa de ser a empresa estratégica do governo federal; na modernização tecnológica para oferecer sempre ao nosso cliente e, consequentemente, ao cidadão brasileiro, o que existe de melhor em tecnologia. Temos que oferecer aquilo que for mais apropriado para cada serviço, para que esse cidadão se sinta abraçado não só pelo seu governo, mas pelas possibilidades tecnológicas que estão disponíveis no mundo hoje", conclui.