General
Projeto Voz Livre revoluciona telefonia no Serpro

Com os avanços tecnológicos, o serviço de telefonia também vem se modernizando. Nos últimos anos cresce, por exemplo, a adesão à tecnologia de voz sobre IP (VoIP). Com a VoIP, utiliza-se a rede de internet para carregar dados e voz, permitindo que usuários possam conversar, como no sistema de telefonia convencional, mas a partir de uma plataforma digital.
Em 2011, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) começou a implantar o sistema VoIP em todas as regionais e escritórios, através do projeto Voz Livre. O projeto realiza a migração do antigo sistema de telefonia utilizado na empresa para a VoIP. Para o funcionamento da nova tecnologia, o Serpro usa o Asterisk, software livre que simula uma central telefônica virtual e com ramais parecidos com os dos telefones comuns.
Vantagens
Com a mudança para a rede de telefonia digital, vantagens já foram sentidas de imediato no cotidiano dos empregados, já que o sistema garante maior funcionalidade na comunicação entre as pessoas. Nos casos de audioconferência, por exemplo, com a telefonia convencional apenas sete ramais poderiam participar de uma mesma reunião. Depois do Voz Livre, até quinze ramais por usuário podem ser adicionados à mesma conversa.
O serviço de identificação de chamadas também é um ponto positivo para a VoIP, e um dos principais benefícios, na opinião da empregada do Serpro, Edilma Silva. “Se alguém ligou e você não estava, quando voltar, você pode verificar o histórico de chamadas do aparelho e retornar a ligação. E se a pessoa deixar uma mensagem de voz, ela é enviada para nossa caixa de entrada do Expresso”, comenta.
Economia
A segunda fase de implementação do novo sistema já está em andamento e outra grande vantagem sentida de forma sensível é a economia gerada. “Com a supressão das centrais telefônicas convencionais, gerou-se uma economia de mais de 31% no valor do contrato por mês”, afirma Márcio Campos, líder do Voz Livre na empresa. A economia total acumulada com as modificações foi, até o momento, de R$ 213.154,54. Segundo ele, o benefício econômico gerado pela VoIP tem trazido resultados imediatos que se firmarão também a longo prazo.