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Projeto moderniza gestão comercial do Serpro

Implementar mudanças na gestão de contratos de receita e na formalização da previsão orçamentária, além de oferecer maior qualificação profissional aos gestores de contratos, são objetivos do Projeto de Modernização da Gestão Comercial Corporativa (DCMGC), instituído no final de junho pela Superintendência de Desempenho e Controle Empresarial (Supdc) do Serpro.
“Um grande obstáculo da área é a ausência de práticas que consolidem a avaliação sistemática dos resultados decorrentes de cada um dos contratos de receita que a empresa mantém”, afirma Edson Geraldo Ferreira, superintendente da Supdc. “A gestão comercial do Serpro evoluiu nos últimos anos, mas os resultados ainda podem melhorar muito”, ressalta.
O projeto está sendo elaborado com base nas necessidades apontadas pelas lideranças como fundamentais para o aprimoramento da gestão comercial, desde a elaboração de propostas até a apuração e avaliação da rentabilidade. De acordo com Paulo César de Oliveira, gerente do projeto, há uma perfeita sintonia entre as necessidades apontadas pelos gestores e a proposta apresentada. “Baseado nestas premissas temos certeza que haverá melhorias para a gestão comercial do Serpro”, afirma.
Além de representantes da Supcd, a iniciativa conta com a participação de representantes da Superintendência de Gestão Financeira (Supgf); da Universidade Corporativa (UniSepro); da Coordenação de Relacionamento com Clientes (Corcl) e da Superintendência de Administração Tributária e o Comércio Exterior (Sunac).
Oliveira destacou o papel de cada área para o sucesso do projeto: “À Supcd caberá o fornecimento de informações sobre a gestão do processo de precificação de insumos e serviços. A Supgf fornecerá insumos e informações sobre processos comerciais e produtivos. A Corcl fornecerá a visão integrada do processo comercial. A Sunac fornecerá a visão da Unidade de Relacionamento com Clientes na gestão de contrato de receitas. E a UniSerpro vai subsidiar as ações na gestão de treinamento corporativo”. Com a interação entre as áreas, a empresa espera atingir resultados de curto, médio e longo prazos.