General
Programa Serpro de Inovação será reestruturado

Com o objetivo de esclarecer aos empregados onde devem se concentrar os esforços para a obtenção de melhores resultados nas inovações que a empresa desenvolve para clientes e sociedade, o Serpro está reestruturando a sua Política e Programa de Inovação, instituídos em 2010 e 2011, respectivamente. A medida visa adequar as ações inovativas ao reposicionamento estratégico proposto pelo planejamento 2013/2016, além de ajudar a construir uma imagem de empresa inovadora junto aos públicos estratégicos.
De acordo com Brayam Gonçalves, gestor do projeto de estruturação do programa de inovação, com as ações que serão desenvolvidas, será possível fazer uma melhor gestão sobre as inovações aplicadas na empresa e nos clientes. Além disso, o projeto pretende estruturar e preparar a empresa para inovar cada vez mais, garantindo orçamento, criando processos e adaptando-os para a inovação. “O programa prevê capacitação para inovação e a disponibilização de tecnologias, metodologias e ambientes que facilitem o processo de inovação”, afirma.
Para isso, foram estabelecidas ações de curto, médio e longo prazo, que interferem no pensamento de como os processos corporativos ajudam ou atrapalham a inovação. Segundo Brayam Gonçalves, um dos trabalhos em andamento é a inter-relação dos processos relacionados com o processo de inovação, e de que forma eles podem ajudar a agilizar as inovações na empresa. “A ideia é simplificar o trabalho, acabando com processos muito burocráticos e que atrapalham o momento e a oportunidade da inovação”, explica.
Palavra
Aberta
A
Política Serpro de Inovação será disponibilizada na ferramenta
Palavra Aberta, de 11 a 22 de novembro. O Comitê de
Inovação fez a revisão prévia e agora amplia o debate com os
demais empregados. O objetivo é promover uma ampla discussão sobre
este documento, que define as diretrizes de inovação no Serpro.
Após a conclusão das discussões, o Programa Serpro de Inovação
será revisado e finalizado até o fim de novembro. A versão final
do documento deve ser apresentada aos empregados ainda esse ano.
Brayam ressalta a importância de todos participarem, já que é a partir da consulta que serão elaboradas as ações do programa. “Com base no resultado do canal Palavra Aberta é que serão definidas as ações que farão com que a inovação aconteça, contribuindo para a sustentabilidade da empresa e dos serviços prestados à sociedade brasileira”, conclui.