General
Programa “Serpro Cultural” foi inaugurado ontem no Rio de Janeiro

“Homens selvagens não cessaram de dançar e cantar de um modo
tão harmonioso que ninguém diria não conhecerem música...”
(Jean de Léry, 1577)
A exposição interativa “Rio 450 anos de música” foi aberta ao público na noite desta quarta-feira, 3, no Galpão das Artes Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com diversas atrações que contam a história da música na capital fluminense, a mostra gratuita estará aberta ao público até novembro.
Na mostra, a trajetória musical no Rio começa a ser narrada por Jean de Léry, integrante da expedição francesa que precedeu a fundação da cidade. Surpreso com a qualidade da música que ouviu, anotou melodias que os tupinambás cantavam em rituais. Essas anotações constituem o registro mais antigo das práticas musicais cariocas.
Quem visitar o galpão, poderá interagir com essa e outras informações na linha do tempo; conhecer antigos instrumentos musicais; e ainda criar sua própria música, a partir de trechos pré-gravados na “mesa musical”.
Bela
música, bela época
A exposição foi aberta com o espetáculo “Bela música, bela época”,
que homenageou Alberto Nepomuceno e Glauco Velasquez. A narração do
concerto foi do ator Mateus Solano e a execução coube à Orquestra
Petrobras Sinfônica. A recuperação das partituras das músicas
que compõem o repertório foi realizada pelo Instituto Musica
Brasilis.
A curadora da mostra e diretora do espetáculo, Rosana Lanzelotti, explicou a sua inspiração para os projetos. “Percebi o quanto era difícil o acesso a partituras de música brasileira. Ao contrário de outros países, em que tudo ou quase tudo foi editado, no Brasil quase nada foi. Até mesmo de Villa-Lobos e Tom Jobim, há diversas obras que continuam em formato manuscrito e, por isso, não são tocadas. O que os músicos não podem tocar, o público não pode conhecer. Vai ficando para trás uma parte importante de nossa cultura”, afirmou.
Rosana falou também sobre a importância social da mostra e do concerto. “O ensaio aberto do concerto à tarde foi gratuito para crianças da rede pública. E a mostra, que vai até novembro, é gratuita e aberta a toda a sociedade. Estou feliz de ter o Serpro nessa jornada e de abrir o programa de incentivo à cultura da empresa”, declarou a curadora e diretora.
Rio
450 anos de música
Visitação:
4/9 a 2/11
Horário:
Terça a domingo, de 10h às 17h
Local:
Galpão das Artes Espaço Tom Jobim – Rua Jardim Botânico,
1008
Entrada
gratuita
O patrocínio cultural é uma das ações comemorativas pelos 50 anos do Serpro. Saiba mais sobre o programa “Serpro Cultural”.
Veja também matéria da TV Serpro sobre a inauguração do programa.