General
Porto sem Papel reduz burocracia

O setor externo é importantíssimo para as economias de todos os países, ainda mais num mundo globalizado. Por isso, a agilidade nas operações de importação e exportação é fundamental. Foi pensando nisso que surgiu o sistema Porto sem Papel, para acompanhamento das estadias das embarcações nos portos, criado pelo Serpro para a Secretaria de Portos.
O que pouca gente sabe, no entanto, é do uso de ferramentas livres na concepção do sistema. Lisley Paulela, gerente do projeto lotada na regional São Paulo, indica que foram utilizados Java, PostgresSQL, Jboss e Pentaho. Tratam-se, respectivamente, de linguagem de programação, banco de dados, servidor de aplicações e aplicação de desktop.
De acordo com ela, todas as tecnologias utilizadas são livres, e a solução vem se mantendo estável e em uso já há algum tempo. Liberado para o público desde abril de 2011, o sistema vem auxiliando quem necessita de serviços aduaneiros nos portos brasileiros.
Trajetória
Esta matéria faz parte da série de reportagens sobre o software livre no Serpro. Acompanhe e relembre porque a empresa optou pela segurança, confiabilidade e autonomia das soluções livres para continuar sendo a maior empresa pública de tecnologia da América Latina.