General
Plano de Medição de Qualidade é realidade no Serpro

A partir de 1º de março, passa a ser colocado em prática o Plano de Mediação de Qualidade dos Produtos da Diretoria de Desenvolvimento do Serpro, resultado de uma avaliação realizada pela Superintendência de Desenvolvimento (Supde) e Superintendência de Suporte à Tecnologia (Supst). O resultado dessa mudança será a melhoria na qualidade dos produtos entregues pela empresa aos seus clientes, internos e externos. A partir de agora, as medidas de qualidade dos softwares entregues estão institucionalizadas.
Além disso, outras ações identificadas como fundamentais passam a ser realidade: melhoria na capacitação dos analistas em automação de testes, conhecimento de negócios e requisitos; estabelecimento de diretrizes para o uso de redes de célula (o que vai aumentar a capacidade de atendimento das demandas); maior divulgação das atividades e resultados obtidos com testes; melhoria da comunicação entre as equipes; melhoria na proporção de recursos humanos entre as equipes de desenvolvimento e células de teste em cada departamento; e alinhamento do trabalho das gerências e das equipes em relação aos novos desafios propostos.
Ao todo foram diagnosticadas 49 ações que visam ajustar processo e visibilidade, pessoas e relacionamentos, técnica e tecnologia -- grandes frentes de discussão. As ações foram mapeadas durante o 3º Workshop de Testes, ocorrido em Brasília de 19 a 22 de fevereiro, com participação de 23 representantes das células de testes e áreas correlatas. Cada uma das 49 ações receberam um responsável que, dentro de um prazo estabelecido, irá concluí-la.
Para entender
As células de testes são equipes especializadas com a atribuição de realizar testes de sistema nos projetos de software e fornecer um diagnóstico sobre o nível de qualidade dos produtos. Hoje, no Serpro, 140 empregados fazem parte do escopo de testes.