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Novas regras de acesso ao SIAPEnet

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento implantou hoje, 26, a primeira etapa de um conjunto de alterações na sistemática de segurança do Siapenet, a interface web do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos. Confira as mudanças!

Com objetivo de oferecer maior segurança, foram implementadas melhorias na rotina de acesso ao SIAPEnet. Agora, o acesso ao site somente será possível após confirmação de seu e-mail. Além disso, o sistema gerará um código de segurança, que será a garantia de que é você mesmo quem está acessando ao portal, evitando acessos indevidos. Guarde este código; ele poderá ser solicitado pelo sistema em algumas operações, como por exemplo, para desbloquear sua senha.

Seguem instruções detalhadas do novo procedimento.

1. Se você já tem acesso ao SIAPEnet e não possui e-mail cadastrado na base do SIAPE:

- Ao entrar no SIAPEnet, você será informado que está sem e-mail e que deverá entrar em contato com a Unidade Pagadora (UPAG) do seu órgão, que deverá providenciar a atualização;
- Após o e-mail ser atualizado pela UPAG, entre novamente no SIAPEnet, e será solicitada a confirmação de seu e-mail;
- Após confirmação, você receberá uma mensagem neste e-mail, informando seu código de segurança para acesso.

2. Se você já tem acesso ao SIAPEnet e possui e-mail cadastrado na base do SIAPE:

- Ao acessar o SIAPEnet, com o usuário e a senha que usualmente você acessa, será solicitada a confirmação de seu e-mail;
- Após confirmação, você receberá uma mensagem neste e-mail, informando seu código de segurança para acesso;
- Caso o e-mail esteja incorreto, entre em contato com a Unidade Pagadora (UPAG) do seu órgão para providenciar a correção.

3. Se for o seu primeiro acesso ao SIAPEnet:

- Ao entrar no SIAPEnet, você deverá informar CPF, CEP, data de nascimento, telefone e e-mail, conforme cadastrados na base de dados do SIAPE;
- Se os dados informados estiverem de acordo com seu cadastrado, você receberá uma mensagem por e-mail, informando usuário, senha e código de segurança para acesso;
- Por medida de segurança, você deverá efetuar a troca de usuário e senha no próximo acesso ao SIAPEnet, e, após este procedimento, receberá um e-mail notificando esta troca;
- Caso não conste e-mail no seu cadastrado do SIAPE, entre em contato com a UPAG do seu Órgão, que deverá providenciar a atualização (item 1).

Quaisquer dúvidas quanto ao correto preenchimento dos campos solicitados, contatar a Central de Atendimento SERPRO - CAS, no telefone 0800-9782328 - Ligação gratuita. Para divergências com os dados cadastrais, procurar sua Unidade de Recursos Humanos para atualização.

Atenção
Caso não receba o e-mail em sua caixa postal, favor observar as possíveis razões abaixo:

  • Caixa Postal Lotada. Boa parte dos provedores de internet possuem um limite de armazenamento de mensagens. Quando esse limite é atingido, deixamos de receber novas mensagens em virtude da falta de espaço para armazenamento. DICA: Verifique se a sua Caixa Postal está com capacidade para receber e-mails. Após limpar sua caixa postal, você pode voltar no site do SIAPENet e efetuar o Desbloqueio;
  • E-mail incorreto. Sua Unidade de Recursos Humanos pode ter se enganado na hora de cadastrar seu e-mail. Verifique junto a mesma se o e-mail foi cadastrado corretamente;
  • Problemas no Provedor. O seu provedor pode estar inativo ou com problemas. DICA: Faça um autoteste: envie um e-mail para você mesmo e verifique se o recebe em seguida.
  • SPAM (Mensagem não autorizada). A maioria dos provedores possuem bloqueadores anti-span ativado. DICA: Verifique com o seu provedor de e-mails se as regras anti-spam utilizadas não estão classificando a mensagem gerada pelo siapenet@planejamento.gov.br como spam ou então Verifique se o e-mail enviado não está na Caixa de e-mails spam (lixo eletrônico) disponível em seu e-mail.

SIAPE
O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos - SIAPE é o sistema informatizado de Gestão de Recursos Humanos do Poder Executivo Federal, que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores da Administração Pública Federal.

O SIAPE foi instituído pelo Decreto 99.328, de 19 de junho de 1990, com os seguintes objetivos:

- dotar o Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC, de instrumento de modernização da Administração de Recursos Humanos e de viabilização da integração sistêmica nessa área;

- atender a Secretaria de Recursos Humanos, nas atividades de planejamento, coordenação, supervisão, controle e desenvolvimento de recursos humanos da Administração Pública Federal direta, ex-Territórios, das autarquias e das fundações públicas, empresas e sociedades de economia mista que recebem dotação do tesouro nacional para pagamento de pessoal e órgãos de segurança do Governo do Distrito Federal - GDF;

- atender às unidades de pessoal dos órgãos e no desenvolvimento de suas atividades.

A supervisão e coordenação dos processos de desenvolvimento e manutenção do sistema são de responsabilidade da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O sistema processa e controla uma folha de pagamento de R$ 52 bilhões anuais, relativas aos 1.319.664 servidores, distribuídos em 238 órgãos dispostos fisicamente em várias localidades do território nacional, nas situações a seguir especificadas:

setembro/2006
SITUAÇÃO QUANTITATIVO
APOSENTADOS 376.113
ATIVOS 504.607
BENEFICIÁRIO DE PENSÃO 331.607
CELETISTA 43.236
CONTRATO TEMPORÁRIO 25.866
MÉDICO RESIDENTE 6.103
REGIME MILITAR 32.132
TOTAL 1.319.664


Portal Siape, 26 de fevereiro de 2008

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