General
Nova versão do PGPS é lançada

O Processo de Gerenciamento de Projetos do Serpro (PGPS) chegou à sua versão 5.6. O objetivo dessa atualização do processo é incorporar melhorias surgidas com o mais recente planejamento estratégico da empresa, que cobre os anos de 2014 a 2022.
Segundo André Lima, da Coordenação Escritório Estratégico de Projetos (Coeep), as principais incorporações ao PGPS são a visão de longo prazo, a simplificação no desdobramento tático e operacional, a mudança de nomenclatura do nó crítico (que passa a se chamar diretriz) e a orientação para negócios.
“A característica fundamental da nova versão é que ela permite o planejamento corporativo com uma visão de longo prazo e de negócio", reforça. André acrescenta que essa visão de planejamento, agora formalizada no processo, já estava sendo colocada em prática na empresa: "Temos uma visão de futuro, e 17 de 27, ou seja, 63% de projetos de receita no plano estratégico”.
A nova versão traz ainda a especificação das atividades, papéis e ferramentas que conduzem à concepção do plano estratégico e dos planos tático e operacional, bem como seu acompanhamento e finalização. O propósito, reforça a Coeep, foi oferecer uma visão mais simplificada e versátil, facilitando eventuais adaptações necessárias para concretizar as atividades do processo, e refletindo o cenário estratégico do Serpro a cada novo ciclo.