General
Imposto de Renda
Serpro recebe mais de 27,9 milhões de declarações do IRPF 2016
Todo ano, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) disponibiliza a sua infraestrutura tecnológica e pessoal a serviço do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2016) dos cidadãos brasileiros. A exemplo dos anos anteriores, não houve registro de incidentes e a empresa garantiu segurança, continuidade e agilidade na prestação do serviço.
Quando chegou a meia noite deste dia 29 de abril, o Serpro havia computado 27.960.663 declarações. Apenas neste último dia de acerto com a Receita Federal, foram mais de 3,9 milhões de documentos enviados. O pico por hora de documentos recebidos chegou a 314.161 também nesta sexta-feira. Do total, mais de 43 mil utilizaram certificado digital na entrega das informações e 102.383 foram realizadas por dispositivos móveis.
Evoluções
A cada exercício fiscal uma série de melhorias são implementadas no sistema. Neste, dentre outras, o programa trouxe mais dados da declaração anterior, além de permitir que profissionais de saúde e advogados informem o número do CPF de seu paciente ou cliente para que a Receita Federal possa cruzar os dados. O processamento das declarações foi inciado em tempo recorde em 2016, tendo começado apenas após 4 dias do início da recepção das informações. Em 2008, esse tempo foi de 53 dias e no ano passado, 11.
Todo o trabalho é monitorado 24 horas por dia, sete dias da semana, por analistas e técnicos de várias especialidades da empresa. Nas últimas semanas, os profissionais ficam numa sala especial de controle, na qual se dedicam exclusivamente a analisar o comportamento da rede de computadores, tempo de resposta e se há riscos de ataques virtuais e outras ações.
Novidades para 2017
Dentre as novidades anunciadas para o ano que vem estão o fim da necessidade de se baixar o Receitanet: o próprio programa de preenchimento vai conter os mecanismos de transmissão, e que eventuais mudanças de versão do programa de preenchimento serão instaladas automaticamente. O rascunho da Declaração 2017 já estará disponível na segunda, 2 de maio.
Assista à fala do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, Wilton Mota, que acompanhou o último dia do imposto de renda na sala de comando e monitoração do IRPF 2016.
Comunicação Social do Serpro - 30 de abril de 2016