General
Museu Virtual agora é Memória Serpro

O Museu Virtual do Serpro mudou de nome. Agora chama-se Memória Serpro. A mudança se deve à adequação a uma nova proposta de incluir recordações e depoimentos de pessoas que, de alguma forma, participaram e continuam a participar da história da instituição.
“Quando se fala em memória, além da documentação formal dos museus, englobamos materiais mais descompromissados com a verdade absoluta”, explica a analista Heloísa Rezende, participante do projeto.
Segundo definições técnicas, o fato de se tornar Memória Serpro legitima percepções pessoais, vivências e histórias contadas pelos próprios empregados a respeito de fatos ocorridos na empresa. A mudança possibilita ainda que o sítio da Memória Serpro assuma um perfil mais dinâmico, flexível, sem os rigores técnicos requeridos para um museu.
Depoimentos gravados com ex-presidentes e empregados sobre assuntos marcantes da história da empresa, entre tantas outras formas de expressão, estão presentes na configuração da Memória Serpro.
O novo nome ganhou ainda uma logomarca. A novidade foi idealizada seguindo o padrão visual usado para a Universidade Corporativa do Serpro (UniSerpro). “A ideia foi associar a marca Memória Serpro à da UniSerpro. Elas vêm juntas, formando uma marca só”, destaca a chefe da Divisão de Documentação e Informação da empresa, Vivianne Veras.
Virtual e real
De acordo com a divisão, as alterações na Memória Serpro não inviabilizam os estudos a respeito
da proposta de Museu Físico da empresa, uma vez que a Memória Serpro prepara a cultura para o Museu Físico.
A proposta de Museu Físico está em fase final para contratação de prestador para elaborar um diagnóstico sobre as possibilidades museológicas da instituição.