General
Embarque facilitado
Modelo do novo passaporte agiliza embarque de menores

Mudança dispensa a apresentação de certidão de nascimento ou documento com firma reconhecida
O embarque de crianças e adolescentes que viajam para o exterior desacompanhados ou sem um dos pais está mais prático. No novo modelo de passaporte, disponível desde o fim de novembro, consta uma autorização automática dos responsáveis que permitirá aos jovens viajar na companhia de apenas um dos pais ou mesmo desacompanhados.
Outra novidade é que o novo passaporte mostra a filiação do viajante, tornando desnecessária a apresentação da certidão de nascimento do menor na hora do embarque. Para Alice Gorini, coordenadora de atendimento das demandas da Polícia Federal no Serpro, o modelo se ajusta aos novos perfis das famílias tanto do ponto de vista econômico quanto social.
“Apesar de ter sido uma demanda tecnicamente simples, o documento inova e representa uma grande conquista para a sociedade porque amplia as formas de autorização de viagens de menores. Isso porque a autorização automática no passaporte é opcional. Os pais que quiserem podem manter a autorização tradicional a cada embarque para fora do país”, explicou Alice.
Solução Serpro
O novo modelo de passaporte foi desenvolvido pelo Serpro em parceria com a Casa da Moeda para a Polícia Federal, de acordo com as especificações do órgão especialmente para atender a esse público. Alice Gorini conta que para desenvolver o modelo foi utilizada uma solução tecnológica similar à já aplicada anteriormente na emissão do passaporte.
“O cenário de maior complexidade foi a integração da tecnologia com a Casa da Moeda”, acrescenta Cláudio Teles, líder da equipe de desenvolvimento do Serpro responsável pela adequação da solução ao novo layout do documento. “O mais importante foi o sincronismo com as equipes da Casa da Moeda. Essa parceria permitiu que o pedido da Polícia Federal fosse atendido dentro da expectativa de prazo esperada e com a garantia de qualidade das informações de acordo com a apresentação do novo formato”, afirmou o técnico.