General
Mobilidade garante premiação no SBSI 2013

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é reconhecido como espaço ideal para que pesquisadores, estudantes e profissionais do mercado apresentem as novidades e as pesquisas da área. Criado em 2004 como evento itinerante, a edição de 2013 foi sediada em João Pessoa, de 22 a 24 de maio, e trouxe o tema “os desafios do mundo aberto”.
Nesta edição, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) destacou-se não somente por ser o principal patrocinador, ao lado da Dataprev, mas também pela apresentação de soluções de mobilidade, tendo uma delas garantido o prêmio de melhor trabalho na categoria ferramentas: a solução AlienDroid, criada com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de aplicativos em Android para o governo federal.
A solução foi desenvolvida pelos analistas Marlon Carvalho e Rodrigo Hjort. “O AlienDroid provê uma arquitetura simplificada, com poucos impactos negativos na arquitetura e desempenho dos aplicativos", expôs Carvalho durante a apresentação no SBSI. “O estudo apresentado é resultado da pesquisa por uma solução para desenvolvimento de aplicações para Android que provesse serviços de persistência para bancos de dados relacionais, e que tivesse uma boa capacidade de personalização e desempenho satisfatório”, acrescentou ele.
Mais
mobilidade, mais serviços
Além
do AlienDroid, analistas do Serpro apresentaram, na trilha de estudos
de caso, os aplicativos móveis desenvolvidos pela empresa para a
Receita Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit). O estudo foi desenvolvido por Alisson Wilker,
Ronaldo Agra e Viviane Malheiros. Segundo Alisson, o uso de
dispositivos móveis tem modificado a forma como as pessoas interagem
entre si, com as empresas e o governo, melhorando as relações de
serviço.
“O aplicativo móvel Pessoa Física permite que um contribuinte acompanhe o processo de sua restituição de Imposto de Renda ou consulte a situação do Cadastro de Pessoa Física (CPF)”, exemplificou Alisson, enfatizando que a aplicação recebeu avaliações positivas tanto na Google Play quanto na App Store. “Na Google Play, a loja de aplicativos Android, a aplicação está avaliada com 4,6 estrelas, de um máximo de 5 estrelas. Já na App Store, a loja de aplicativos iOS, a aplicação foi avaliada com nota 4 de um total de 5", ressaltou.
Outra solução apresentada foi o Siesc Mobile, criada para apoiar o Dnit na fiscalização de obras públicas em andamento, proporcionando redução de tempo e de custo. “Antes do Siesc Mobile, um engenheiro chegava à obra com um formulário impresso para preencher todas as características da obra, analisar os avanços da construção em relação à última medição. Em seguida, as informações em papel eram transcritas para o Sistema de Acompanhamento de Contratos (Siac). Isso gerava perda de tempo. Com o aplicativo, o trabalho é feito diretamente da obra, além de oferecer facilidades como a captura de imagens que são georreferenciadas, garantindo mais agilidade ao trabalho”, destacou Ronaldo Agra.
O Serpro também participou do painel de debates “Os desafios do mundo aberto”, com apresentação de Reinaldo Melo e palestra de Nielso Cândido sobre os desafios tecnológicos de estar a frente dos principais sistemas estruturadores do governo federal.
O IX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação reuniu cerca de 450 participantes entre estudantes, profissionais, professores e pesquisadores. Na edição de 2013 foram apresentados mais de cem artigos, além de palestras internacionais, painéis e minicursos.