General
Metodologias ágil e tradicional podem conviver

Sempre que surge uma nova metodologia de trabalho, a tendência da maioria das pessoas é acreditar que as soluções antigas serão deixadas de lado. Mas será que isso é verdade? De acordo com José Leocádio, coordenador estratégico de Tecnologia do Serpro, não será, necessariamente, o que ocorrerá com a empresa.
Leocádio diz que a metodologia de entrega de projetos tradicional, adotada até aqui, vai continuar a ser usada em projetos curtos e de cenários bem definidos. Nesses casos, os benefícios da nova metodologia se tornam menos evidentes, já que o Ágil é mais adequado a cenários de incerteza ou relacionados ao uso de novas tecnologias no projeto. "As mudanças são encaradas de forma natural pela equipe, que convive melhor com os riscos e adapta-se mais facilmente às correções naturais de rumo", explica.
A incorporação da metodologia ágil traz algumas diferenças em relação ao método tradicional. "Para o Serpro, a maior diferenciação se vê em elementos culturais e dentre estes, especificamente, no item organização do trabalho", afirma Leocádio. O que prevalece agora é a forte estrutura de comando e controle central. Segundo Leocádio, com o ágil, a estrutura se torna flexível e adaptável a mudanças. As equipes se tornam auto-organizadas e o foco passa para o grupo, não mais ficando sobre o indivíduo.
Ainda de acordo com o coordenador estratégico de Tecnologia do Serpro, a adoção do ágil é um direcionamento estratégico para projetos de entrega de soluções, porque se acredita que tende a facilitar a comunicação, aumentar a colaboração e diminuir desperdícios com burocracias desnecessárias. "Tudo isso contribui para soluções entregues com maior qualidade, gerando, portanto, um maior nível de satisfação em nossos clientes e entusiasmo das equipes de projeto", finaliza.