General
Metodologia ágil fortalece a confiança do cliente
O
princípio da metodologia
ágil
de priorizar os indivíduos e interações mais que processos e
ferramentas marcou os trabalhos de implantação do último dos
projetos-piloto
iniciados no Serpro. De 29 de setembro a 2 de outubro, desenvolvedores
da empresa,
representantes
da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e
um consultor especialista
no tema reuniram-se na Regional
Florianópolis.
Mais
do que planejar e compreender os
detalhes
do Persona,
o
produto a
ser desenvolvido,
a equipe de desenvolvimento e o cliente criaram,
nos cinco dias de interação, vínculos
de confiança.
Para
Jorge Audy, professor doutor da PUC de
Porto Alegre, na implementação do Ágil deve haver mudanças no
modelo mental que cada técnico assume com os demais.
“A cada momento, o método scrum,
por exemplo, exige
um novo tipo de profissional, um novo comportamento com habilidades e
atitudes muito mais ligadas ao interpessoal. Busca o entendimento e
o consenso, mais do que a execução de tarefas”, explica o
especialista.
O
analista de desenvolvimento
Leandro Deitos
confirma a
teoria de Audy, e comenta que as
pessoas se sentiram mais integradas por conta das reuniões.
“Elas se sentiram no domínio do que vai ser feito. Não vão
receber somente um pacote de atividades. Cada um sabe como o sistema
será dividido e quando será feita cada parte, entendendo a
expectativa do cliente”, comentou. Para Leandro, o contato com
representantes da STN foi importante
para “materializar o cliente em alguém”. Ele acrescentou: “O
cliente não é mais simplesmente um nome, um e-mail. Tudo isso traz
uma segurança de que é possível fazer melhor aquilo que você
conhece”, garante.
Se
por um lado, desenvolver um sistema tendo a visão do seu todo e das
pessoas envolvidas é gratificante para os desenvolvedores, para o cliente
também traz vantagens. Carlos Takeda, líder de projetos do Tesouro,
avalia a semana de interação como muito importante,
especialmente pelo contato que teve com a equipe que está
desenvolvendo a solução. “Essa interação que estamos tendo vai
ser levada para todo o projeto. Com certeza não teríamos isso se o
projeto não proporcionasse essa fase de planejamento, de inception,
de reunir todo mundo. A partir de agora vamos ter mais confiança na
equipe que vai trabalhar conosco”, comemora Takeda.
Para
Duílio Canedo, também da STN, conhecer o “time” de
desenvolvimento de Florianópolis foi importante para aumentar a
confiança mútua. “Essa troca de experiências e informações vai
eliminar diversas barreiras e dificuldades que a gente teria ao longo
do projeto se não houvesse esse encontro”, finaliza.
Primeira fase
O Persona, que será um
sistema para gestão de pessoas do Tesouro, é mais uma das
soluções de uma iniciativa que envolve, ao todo, seis
projetos-piloto para a transformação ágil no Serpro. São
também
projetos-piloto
o
Sistema
de Convênios do Governo Federal (Siconv), o
Sistema de Acompanhamento Judicial (SAJ), Gestão de Identidade e
Controle de Acesso Lógico (GIA), o
Sistema de Isenção
de Taxas a Produtos Importados (Sisprod)
e
o e-Opjud,
sistema de acompanhamento de ações judiciais da Receita
Federal.
Confira também:
Serpro avança com projeto piloto de metodologia ágil
Solução e-Opjud utilizará metodologia ágil
Método ágil é aplicado em sistema do Dnit
Método ágil já demonstra resultados na empresa
Metodologia ágil é feita por pessoas
Serpro avança na adoção do método ágil
Serpro decide adotar método ágil