General
Marcos Mazoni recebe a Medalha Cruzeiro do Sul
A entrega da condecoração foi realizada no dia 7 de maio, no Itamaraty. O diretor-presidente do Serpro recebeu a homenagem das mãos do ministro das relações exteriores, Celso Amorim, e atribuiu a condecoração à atuação do Serpro na prestação de serviços à Administração Pública e sociedade. "Esta comenda é o reconhecimento da importância da empresa para a gestão pública brasileira", declarou.
MéritoMarcos Mazoni acumula experiências positivas ao longo de sua carreira, sendo considerando um dos precursores do movimento de software livre no Brasil. Já esteve à frente de diversas empresas estaduais de informática e, desde maio de 2007, administra a maior empresa de tecnologia da informação da América Latina, o Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro.
Em dois anos de atuação, Mazoni implementou mudanças na rotina da Empresa que aceleram o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a sociedade. Um dos projetos de destaque é a construção do Framework Integrador Demoiselle, ferramenta que facilita a padronização das soluções, o reuso e a geração automática de código. O Demoiselle será adotado como um framework de desenvolvimento padrão para todo o governo federal, gerando maior autonomia, controle e segurança para os gestores públicos de TI.
A acelerada implementação do Correio Livre Expresso nos órgãos da Administração Pública também carrega a marca do trabalho de Mazoni. Em outubro de 2007, o Serpro adotou o Expresso, solução originária da Celepar. A comunidade de desenvolvimento, composta pelo Serpro, Celepar e outras empresas parceiras, ativou a rápida evolução da ferramenta. E hoje, o Serpro administra mais de 20 mil contas no Expresso.
Coordenador do Comitê Técnico de Implementação de Software Livre, Marcos Mazoni, acredita que a cooperação e o compartilhamento tecnológico representam uma mudança de cultura no governo federal. Ativista do software livre, Mazoni defende a construção de uma política pública sobre o uso de tecnologias livres e padrões abertos.
Medalha Cruzeiro do Sul
A cerimônia de imposição de insígnias e medalhas da Ordem de Rio Branco é realizada em comemoração ao Dia do Diplomata. A entrega das condecorações é feita pelo presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo ministro das relações exteriores, Celso Amorim.
A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963 para premiar pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou civis que, pelos seus serviços ou méritos, sejam merecedoras dessa distinção. Possui os seguintes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma medalha anexa à Ordem. Além dos graus mencionados, é conferida uma Insígnia da Ordem às corporações militares ou às instituições civis, às quais será aposta em suas bandeiras ou estandartes, sem atribuição de graus.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 8 de maio de 2009