General
LibreOffice: companheiro do dia a dia

O LibreOffice, mantido pela Document Foundation e usado pelo Serpro, é uma das principais suítes de escritório livre do mundo: de acordo com a fundação, estima-se que cerca de 75 milhões de pessoas o utilizem, e só no ano de 2012 foram realizados 15 milhões de downloads. Está disponível em cerca de 114 idiomas e pode rodar em sistemas operacionais Linux (em diversas distribuições), Windows e Mac OS X, entre outros.
Suas funcionalidades são os módulos Writer (processador de textos), Calc (planilha eletrônica), Impress (apresentações por slides), Base (banco de dados), Draw (gráficos vetoriais) e Math (fórmulas matemáticas). Todos eles salvam documentos no formato Open Document, aberto e auditável.
No Serpro, o LibreOffice é utilizado desde 2003, quando ainda estava sob o projeto OpenOffice.org. O analista Marcelo Lobo, membro da equipe que mantém o software dentro da empresa, avalia a adoção da ferramenta como um sucesso. “Pelo tempo em que a suíte é parte dos softwares internalizados no Serpro, os usuários de um modo geral estão adaptados à ferramenta, utilizando-a de maneira eficaz para execução de suas atividades diárias”, diz.
Além de dar suporte, o analista conta que a equipe colabora com a criação de modelos úteis para todas as áreas: “realizamos adaptações como novos modelos de documentos, bloqueio de atualizações e inclusão de uma ecofont, tornando-a padrão para os documentos”, diz Marcelo, ao fazer referência às chamadas fontes ecológicas - um estilo de fonte que economiza tinta, uma vez que são incluídos pequenos círculos, nos traços das letras, que não são preenchidos por tinta na impressão.
Marcelo destaca ainda que com o Ubuntu 12.04, que será instalado em todo o parque do Serpro, chegará também à empresa o LibreOffice 4.0.0.3, uma das versões mais recentes.
Trajetória
Esta matéria faz parte da série de reportagens sobre o software livre no Serpro. Acompanhe a série e relembre porque o Serpro optou pela segurança,
confiabilidade e autonomia das soluções livres para continuar sendo a
maior empresa pública de tecnologia da América Latina.