General
IRPF quebra novo recorde com mais de 25,2 milhões de declarações recebidas

Às 21h20 do dia 30 de abril, o Serpro contabilizava cinco mil downloads simultâneos do programa de declaração do imposto de renda. Foram mais de 600 mil pessoas baixando o programa no último dia de acertar as contas com o leão. Ainda assim, todo o período foi considerado bastante tranquilo. Em 2012, o formulário eletrônico foi liberado desde o dia 24 de fevereiro, antes do iníco previsto para entrega do IR.
No encerramento do IRPF 2012, o Serpro concluiu o processamento de 25.244.123 declarações, no segundo ano das entregas exclusivamente via internet. O último dia registrou a maior quantidade de documentos recebidos: 2,87 milhões, com um pico de 234 mil envios por hora. Uma prova da tranquilidade deste ano é a comparação com 2011, quando, no último dia, chegaram mais de 3 milhões de declarações.
A coincidência do fim do período com um final de semana, para muitos, prolongado, fez com que diversos contribuintes prestassem as contas com o fisco na última sexta-feira. O dia 27/4 obteve o segundo maior número de declarações encaminhadas, mais de 1,8 milhões.
Tranquilidade
"Tivemos um período de entrega muito tranquilo. O programa já está maduro, bastante conhecido dos contribuintes e o site respondeu à altura. A gente acompanha de perto, com o Serpro fazendo o monitoramento de tecnologia. O máximo que a gente chegou foi o de menos de 45% de toda a capacidade de processamento", concluiu a secretária-adjunta do Fisco, Maria Zayda Zanatta.
"O Serpro tem a função de executar todos os procedimentos de inovação tecnológica solicitados pela Receita, com grandes investimentos efetuados para dar todas as condições técnicas para os downloads do programa e recebimentos das declarações. Isso tudo para evitar problemas, principalmente nos momentos de pico. Tivemos um ano sem dificuldades técnicas", declarou Gilberto Paganotto, diretor-superintendente do Serpro.
Sala de Comando
O Serpro montou a já tradicional Sala de Comando, em Brasília, que monitorou a entrega de declarações do IRPF via internet. Foram avaliados, em tempo real, o volume de declarações recebidas por segundo, monitores de rede, segurança, entre outros itens. Essa estrutura permite controlar mensagens de erro, sobrecarga de servidores e outros sinais de desvios no processo de recebimento das informações.