General
IRPF na ponta dos dedos e em qualquer lugar

No início de novembro, a Receita Federal do Brasil (RFB) lançou um novo aplicativo para dispositivos móveis, o app IRPF. A nova solução vai concentrar as informações relacionadas ao Imposto de Renda, oferecendo as opções de fazer as declarações dos exercícios 2013 e 2014 e de começar o rascunho da declaração de 2015. Além disso, o app permite acompanhar o processamento da declaração, inclusive visualizando eventuais pendências de malha e de débitos; consultar o Perguntão IRPF 2014, com diversas questões respondidas sobre o imposto; e consultar orientações sobre a apresentação da declaração e o preenchimento do rascunho. Tudo isso ao alcance dos dedos na tela do dispositivo móvel.
Segundo José Carlos Fonseca, da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação da RFB, a motivação para desenvolver a solução foi oferecer aos contribuintes uma opção que represente o momento atual da tecnologia: a mobilidade. "No mundo inteiro o acesso à internet e aos serviços está migrando do computador para os dispositivos móveis e a Receita Federal não poderia ficar longe disso. Oferecer mobilidade ao cidadão significa permitir que ele gerencie melhor seu tempo e escolha quando quer utilizar o serviço", afirma.
Fonseca destaca ainda a facilidade que permite ao contribuinte ir lançando antecipadamente as informações que farão parte de sua declaração do imposto de renda de 2015. "O cidadão não precisa mais esperar o início do prazo da declaração para registrar suas despesas ou seus rendimentos. Ele passa a poder fazer isso no momento em que os fatos acontecem", acrescenta.
Acompanhe em tempo real
Jamil Belo Jende, responsável pelo desenvolvimento da aplicação no Serpro, explica que no app IRPF, a funcionalidade de Acompanhamento do Processamento da Declaração IRPF funciona mediante o cadastro prévio do dispositivo móvel dentro do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Para tanto, orienta Jamil, o contribuinte, logado no e-CAC com certificado digital ou código de acesso, deve entrar no Extrato do IRPF e clicar na opção para cadastramento de dispositivos móveis. Feito o cadastro, basta ativar o aparelho através da funcionalidade Acompanhar Declaração no app IRPF. Uma vez ativado o disposito, o contribuinte se beneficia de informações detalhadas da sua declaração, como consulta de débitos, geração de Darf, consulta restituição, situação da declaração e/ou pendências com a mesma.
"Trata-se de mais um produto inovador do IRPF este ano. Em 2015, após o início das entregas das declarações, os usuários do app IRPF irão contar com a funcionalidade de acompanhamento push da declaração, ou seja, a cada mudança de situação da declaração nas bases da RFB, o contribuinte será notificado diretamente através do aplicativo em seu dispositivo móvel", completa Jamil.
O aplicativo está disponível na loja Google Play, para dispositivos Android, e na App Store, para dispositivos iOS.