General
Serpro recebeu mais de 26,8 milhões de declarações do IRPF 2014

Mais de 3,6 milhões de declarações foram enviadas no último dia de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2014. Embora tenha sido um novo número recorde, nenhum incidente foi registrado e a infraestrutura disponibilizada pelo Serpro garantiu segurança e tranquilidade aos contribuintes brasileiros durante todo o período. No total, os servidores da empresa receberam 26.883.633 declarações.
Novidades tecnológicas
O número de documentos enviados por meio de dispositivos móveis aumentou em mais de 273% no segundo ano de uso. O m-IRPF foi disponibilizado em 2013 e, em 2014, 27.508 contribuintes utilizaram a nova tecnologia. Outro número que cresceu neste ano foi referente ao uso de certificação digital para enviar a declaração. Em 2014, 38.820 pessoas utilizaram o recurso de segurança, um aumento percentual superior a 46% em comparação ao ano anterior.
Para os usuários de certificação digital, o Serpro e a Receita ofereceram uma facilidade em 2014: a declaração pré-preenchida. A evolução apresentava as informações previamente preenchidas com os dados enviados pelas fontes pagadoras.
As inovações constantes no processo de declaração de ajuste anual do Imposto de Renda são fruto da longa parceria entre Serpro e Receita Federal do Brasil. Assista à entrevista com representantes das duas instituições sobre o IRPF 2014.
Monitoração constante
Desde o dia 25 de abril, o Serpro mantém uma sala de controle presencial para garantir que a
recepção das declarações do IRPF funcione 100%
e, em caso de problemas, que eles sejam resolvidos o mais rápido
possível.
Outros momentos de pico também foram acompanhados pelas equipes e as salas de controle trabalharam remotamente durante o período de download do PGD e início das entregas.
Conheça a sala de monitoração na reportagem da TV Serpro.