General
IRPF 2013: Serpro recebe mais de 26 milhões de declarações

As operações do Serpro para o período de envio das declarações do IRPF 2013 garantiram mais um ano de números recordes e tranquilidade para os contribuintes. Às 23h59 do dia 30 de abril, o total das declarações enviadas somou 26.034.621, montante superior ao registrado ano passado (25.244.123). Do total, 7.361 declarações foram entregues via dispositivos móveis. O último dia para declarar o Imposto de Renda foi o mais movimentado: mais de 3 milhões e 300 mil (3.399.665) brasileiros resolveram acertar as contas com o leão no limite do prazo. No penúltimo dia, foram mais de 2,8 milhões de envios.
Neste ano, não ocorreram paradas e os cidadãos contaram com disponibilidade total dos serviços da empresa, graças a uma novidade implantada com sucesso. Pela primeira vez, houve balanceamento na entrega das declarações e no download do PGD (Programa Gerador de Declaração) entre os ambientes de São Paulo e Brasília, além de uma estrutura de contingenciamento, o que garante a continuidade do negócio mesmo que um dos ambientes apresente problemas.
Infraestrutura garantiu tranquilidade
De acordo com o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, não houve sobrecarga na estrutura disponibilizada para o IRPF. A demanda pelo recebimento e processamento das informações não consumiu nem 60% da capacidade. “O processamento no ambiente em plataforma baixa chegou a 55% e o em plataforma alta, 41%. Ficamos disponíveis 24 horas por dia”, explicou Mazoni.
Segundo o diretor-presidente, o tempo médio de transmissão das declarações ficou em torno de 2,5 segundos. “Se tivesse ocorrido degradação do sistema, o máximo que poderia acontecer seria o tempo subir para três segundos, mas sem comprometer o envio da declaração”, detalhou.
Saiba mais sobre a Sala de Comando, estrutura montada pelo Serpro na última semana do período de acerto com o leão. Assista ao vídeo e leia a matéria.
Simplicidade
Para o secretário da Receita Federal, Carlos Barreto, muitos contribuintes deixam para declarar o IRPF próximo ao prazo final pela simplicidade do processo e da tecnologia. “Os brasileiros ficam menos preocupados porque é fácil fazer a declaração. Neste ano, o sistema importava dados de pagamentos efetuados, sendo necessário atualizar somente os valores pagos”, comenta Barreto.