General
IRPF 2012: programa gerador recebe mudanças

O período de declaração do Imposto de Renda - Pessoa Física de 2012, referente ao ano de 2011, está se aproximando, e o Serpro preparou uma série de alterações no Programa Gerador de Declarações. Melhorias na interface do usuário, feitas para simplificar e auxiliar o contribuinte, foram realizadas.
A ficha de identificação do contribuinte foi um dos setores que recebeu alterações para este ano. Segundo Paulo Roberto de Mattos, da coordenação do IRPF no Serpro, a nova parte gráfica da ficha permite que o contribuinte identifique logo no início do programa o que deseja. "Assim, ele pode escolher com facilidade se quer fazer uma declaração original ou retificadora", diz.
A declaração de dependentes também foi levemente alterada para fins de fiscalização. De acordo com Paulo, a partir de agora será necessário incluir o CPF de algumas modalidades de dependentes. Estes códigos são referentes a filhos, enteados, irmãos, netos ou bisnetos do declarante, em qualquer idade, quando incapacitados física ou mentalmente. A regra também vale para os absolutamente incapazes de quem o contribuinte seja tutor.
Além disso, também estão previstas alterações na impressão de darf's, novos procedimentos para doações relativas ao Estatuto do Idoso, e campos alfanuméricos a serem usados na Declaração Final de Espólio.
Conheça mais sobre estas novas funcionalidades no tutorial disponibilizado pela Receita Federal e baixe a versão 2012 do programa.