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IRPF 2009: trabalho compartilhado e eficiência tecnológica
A Aplicação do Imposto de Renda de Pessoa Física é um dos grandes projetos do Serpro, envolvendo cerca de 200 empregados em sete Unidades da empresa.
Sala de Comando
A Superintendência de Gerência de Serviços é responsável pela Sala de Comando, onde são monitorados e acompanhados os recursos disponibilizados, garantindo a máxima eficiência do processo nos dias que antecedem o prazo final de entrega das declarações. A sala é dotada de 12 estações de trabalho e quatro telões para visualização dos dados estatísticos do Receitanet.
A Supgs também é responsável pela interação com as unidades de produção, envio de SMS, informando o número de declarações recebidas à alta direção do Serpro e ao cliente da Receita Federal do Brasil - RFB, como também relatórios executivos que demonstram o desempenho da infraestrutura.
Desenvolvimento
Na Superintendência de Administração Tributária e Comércio Exterior, cerca de 70 desenvolvedores administram banco de dados de declarações que atualmente conta com mais de 60 milhões de registros. A Unidade também está envolvida em diversos sub-projetos da Aplicação Imposto de Renda, com destaque para: o Programa Gerador da Declaração (PGD); as validações que são feitas em tempo de entrega, contendo críticas de malhas e também informando se o contribuinte possui débitos com a RFB; o processamento de todas as declarações recebidas no dia; as diversas malhas pelas quais passa a declaração; o processo de restituição; o Portal IRPF, onde todas as informações dos contribuintes estão disponíveis na intranet da RFB; os sistemas de acerto de malhas e intimações/notificações; as consultas na web dos extratos e lotes de restituição; entre outros.
Infraestrutura
O Serpro coloca à disposição da RFB uma completa e moderna infraestrutura de centro de dados para recebimento das declarações do IRPF.
Sob coordenação da Superintendência de Centro de Dados, o processamento é realizado em um ambiente mainframe com capacidade de 10.569 MIPS (milhões de instruções por segundo). Dessa capacidade, em média 70% é dedicada ao processamento dos serviços da RFB, dentre eles o IRPF. No período de pico de recebimento das declarações, entre 27 e 30 de abril, o Serpro estima o processamento de até 300 mil transações em uma hora.
Além disso, a empresa expandiu para 18, na noite do dia 27, a quantidade de máquinas servidoras de plataforma baixa, para recepção das declarações. Essa infraestrutura é responsável pela recepção das declarações transmitidas pelos contribuintes e o envio para processamento no ambiente mainframe.
A infraestrutura de rede, coordenada pela Superintendência de Rede, é dividida em dois ambientes.
Ambiente de Brasília:
- 3 circuitos de conexão à Internet, com operadoras distintas, com capacidade de 1 Gbps cada um, totalizando 3 Gbps;
- 3 equipamentos roteadores de borda com alta capacidade e disponibilidade;
- 1 conexão com a rede RNP (Rede Nacional de Pesquisa) de 100 Mbps;
Firewall com alta disponibilidade, com capacidade de até 1 milhão de conexões;
Ambiente São Paulo
- 3 circuitos de conexão à Internet, com operadoras distintas, com capacidade de 1 Gbps cada um, totalizando 3 Gbps;
- 2 equipamentos roteadores de borda com alta capacidade;
Firewall com alta disponibilidade;
Todos os serviços são monitorados pelo Grupo de Resposta a Ataques, de Brasília e São Paulo.
A Aplicação do Imposto de Renda de Pessoa Física conta ainda com o envolvimento da Coordenação Estratégica de Tecnologia - Cetec, que é responsável pelo software de integração de plataforma, microcomputadores e mainframe. A Superintendência de Logística e a Superintendência de Administração de Ambientes de TI são responsáveis pela infraestrutura interna.
Comunicação Social do Serpro - Brasília, 29 de abril de 2009