General
Iniciativas para imprensa marcam trabalho do Serpro em 2012

A Coordenação Estratégica de Comunicação Social do Serpro realizou, durante todo o ano de 2012, diversas ações que otimizaram o trabalho de assessoramento de imprensa na empresa. Definição e modelagem das etapas do processo, capacitação de uma equipe específica para o atendimento de demandas, incorporação de novas rotinas ao setor, parcerias, aproximação com clientes e com a mídia foram as principais atividades para reforçar a estratégia – formalizada no Programa de Aproximação com Imprensa, planejado no começo do ano.
O planejamento de divulgações proativas também recebeu um incremento: foram realizadas divulgações editoriais da participação do Serpro na Rio+20 e no Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), do lançamento do Siscomex Importação Web, dos acordos de cooperação firmados em diferentes estados, da construção do novo centro de dados em São Paulo e do V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi).
Uma outra iniciativa que obteve grande sucesso foi o I Ciclo de Capacitação em Comunicação Pública, realizado em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Assessores de comunicação de diversos órgãos do Poder Executivo Federal, inclusive de clientes como Ministério da Fazenda, Receita Federal, Denatran, MDIC e Ministério do Planejamento, participaram de seis ações educativas: Oficina sobre Portais de Dados Abertos, cursos de Gerenciamento de Riscos e Crises e Avaliação em Comunicação, além dos seminários sobre Preparação de Porta-Vozes, Gestão da Comunicação Interna e Mensuração de Resultados em Assessoria de Imprensa.
A aproximação com as assessorias de imprensa dos clientes tem o objetivo de melhorar o relacionamento da empresa tanto em momentos em que o Serpro precisa responder a alguma questão quanto durante as divulgações de produtos e serviços. Com a Secom da Presidência, ainda, foi realizada uma palestra sobre Comunicação Pública para o corpo gerencial do Serpro.
Em dezembro de 2012, o Serpro chegou às redações promovendo, pela primeira vez, o Seminário Serpro de Tecnologia para Jornalistas. A turma-piloto foi aberta a produtores, repórteres e editores da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, instituição que reúne veículos como TV Brasil, Agência Brasil e Rádio Nacional. A iniciativa teve o objetivo de contribuir com a formação dos profissionais de imprensa para cobertura de temas relacionados à tecnologia da informação e comunicação. Também em dezembro foi realizada uma oficina para a imprensa, com temas inéditos, durante o V Consegi, em Belém: voltada para navegação nos portais Comprasnet e dos Convênios (Siconv).
Para o coordenador de Comunicação Social, Carlos Marcos Torres, o maior resultado é fazer chegar ao cidadão o trabalho que a empresa faz. “O Serpro realiza trabalhos imprescindíveis para a sociedade brasileira, apoia a modernização da administração pública e amplia a transparência para a sociedade. Para isso, criamos um programa de divulgação institucional com foco na imprensa e, em 2012, avançamos bastante nos objetivos de conhecer e contribuir com o trabalho dos assessores dos nossos clientes, além de melhorar a nossa relação com as redações”, disse.
Outras informações em www.comunicacaopublica.serpro.gov.br