General
Inclusão Digital é foco de evento em Brasília

Começou ontem, 11, em Brasília, a 12ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social (OID). O evento que nasceu, em 2000, na capital federal retorna ao planalto central depois de 13 anos percorrendo diversas cidades do país. “Abrir espaço para o diálogo entre sociedade civil e governo nas questões sobre inclusão digital no Brasil”, esse é um dos objetivos da OID afirmou Sady Jacques, embaixador da Associação de Software Livre, na abertura da oficina.
Além disso, o evento busca influenciar a construção das políticas destinadas ao acesso da população à banda larga, tecnologias na educação e democracia na rede. Beatriz Tibiriçá, da ONG Coletivo Digital, enfatizou que é preciso pensar a inclusão digital de forma mais ampla, que as políticas precisam ser construídas com a participação dos ativistas e, ainda, que a OID é um dos fóruns dessa discussão.
Serpro na programação
Na cerimônia de abertura da oficina, o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, falou sobre os projetos que já foram desenvolvidos até aqui, como o Programa Serpro de Inclusão Digital, as iniciativas da Caixa Econômica, Banco do Brasil e outros. Mas destacou que esse é o momento de continuar avançando, de que nesse estágio é preciso potencializar o que já foi conquistado. “Precisamos garantir maior qualidade de conteúdo, maior qualidade na interatividade das pessoas com essa nova realidade social em que vivemos”, afirmou Mazoni. Ele acrescentou que é preciso qualificar os espaços de inclusão digital e, consequentemente, qualificar a vida das pessoas que se utilizam desses locais.
Hoje, 12, o presidente do Serpro participa de um debate sobre o programa Cidades Digitais, das 14h às 16h. Além disso, Carlos Henrique Machado, da Regional Rio de Janeiro, apresentará a Escola Sociodigital do Serpro, às 17h.
12ª OID
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, afirmou que a oficina nasceu como um evento “chapa branca”, uma iniciativa do governo federal para apresentar o que estava sendo feito na área de inclusão digital. Mas com o tempo, a sociedade civil conquistou o fórum e se impôs na discussão. Para o gestor, a mudança foi extremamente salutar para a continuidade e validade da oficina. Atualmente, a OID é realizada pela Associação de Software Livre (ASL), com a parceria das ONGs Coletivo Digital, Sampa.org e outras. Porém, as instituições públicas mantêm-se presentes no apoio institucional e patrocínio.
Serviço
A Oficina para Inclusão Digital e Participação Social acontece no Hotel Nacional, em Brasília, e terá programação até sexta-feira, dia 13. Para os interessados em participar, as inscrições são gratuitas e o evento também disponibilizou transmissão pela internet dos principais debates e palestras. Acesse o site da OID e confira a programação completa e formas de acesso.