General
Importador passa a ter acesso ao Siscomex pela internet

A Receita Federal do Brasil (RFB) e o Serpro lançaram ontem, 23, a versão web do Siscomex Importação, sistema por onde transitam informações referentes a mercadorias importadas por empresas no país. Antes, os interessados tinham que instalar aplicativos em cada computador destinado a realizar a operação e havia ainda a necessidade de uma “rede dedicada” para ter acesso ao Sistema de Comércio Exterior (Siscomex). Só no mês de julho, foram tratados no programa dados relativos a mais de US$ 18 bilhões em bens, acumulando cerca de US$ 128 bilhões em 2012.
O novo sistema, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), permite consultas paralelas e beneficia, principalmente, o pequeno operador. "Não será necessário, entre outras coisas, ter de baixar aplicativos para um computador. É uma alternativa para agilizar todo o processo. É um grande avanço no Siscomex Importação e a primeira grande mudança de plataforma tecnológica”, disse o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal, Ernani Argolo Checcucci Filho.
Com o Siscomex Importação Web, será possível ter acesso, por meio da internet, a vários aplicativos a partir de qualquer lugar e a qualquer momento, com a utilização da certificação digital. Estima-se que mais de 200 mil operadores utilizem o Siscomex.
Interface mais amigável
Segundo o coordenador atual da equipe do Serpro que desenvolveu o sistema, João Carlos dos Santos, além da evolução do modelo cliente-servidor para o modelo web, a nova ferramenta engloba diferentes ambientes. "Desenvolvemos uma aplicação única, integrando os sistemas 'Licenciamento de Importação', 'Declaração de Importação', 'Seleção Parametrizada' e 'Despacho de Importação (DI)', com menu de navegação para as diversas funcionalidades destes sistemas, de acordo com o perfil do usuário", comenta o gerente da Superintendência de Desenvolvimento do Rio de Janeiro.
João Carlos também destaca outras melhorias como a criação de um perfil exclusivo para o ajudante de despachante aduaneiro e a possibilidade de uma mesma declaração contar com a inclusão de novas mercadorias durante o curso do despacho. "No geral, a interface está mais amigável ao usuário com acesso ao sistema via web", completa.
Software LivreA ferramenta foi desenvolvida com o uso de software livre, por meio de linguagem Java. Em fevereiro deste ano, o Serpro realizou outro lançamento da família Siscomex com a RFB: o Siscomex Exportação Web, que também substituiu o modelo cliente-servidor pelo web após 19 anos, período em que ajudou o Brasil a aumentar em 665% o volume de vendas para o exterior. O sistema, desenvolvido com o framework livre Demoiselle, foi destaque na Revista Tema.
A solução base de todos esses sistemas, o Siscomex, foi criado em 1997, também pelo Serpro.