General
HTML 5 deve ser lançado em 2012
A HTML, sigla de HyperText Markup Language, é a principal linguagem de programação utilizada para construir páginas utilizadas na World Wide Web, e está a ponto de chegar à sua quinta especificação. Com lançamento previsto para 2012, o padrão HTML5 está sendo preparado pelo W3C, consórcio responsável por sua manutenção e que engloba diversos atores relacionados à web. Mas esse caminho não está livre de obstáculos.
O novo padrão vem sendo criticado por diversos problemas, como possíveis quebras na segurança e dificuldades na compatibilidade com navegadores disponíveis no mercado. Em matéria divulgada pelo site IDGNow, Philip Le Hegrat, do W3C, disse: "Não acredito que esteja pronto para ir ao ar, principalmente porque o W3C ainda tem modificações a fazer nas APIs. Neste momento, a dificuldade está em fazer o HTML5 funcionar bem em todos os navegadores".
O Serpro faz parte do escritório Brasil do W3C, e acompanha atentamente o desenvolvimento desta nova versão da linguagem. Deivi Lopes Kuhn (Cetec), considera que o HTML5 trará benefícios principalmente no que diz respeito ao uso de recursos multimídia: "Antigamente você precisava usar plugins para ter esses recursos, o que é ruim. Agora, vídeos e gráficos poderão estar incluídos no código da página", diz.
No entanto, Deivi considera que o HTML5 possui questões a serem resolvidas, inerentes à sua natureza: "Trata-se de uma atualização de uma linguagem já antiga", diz. Ainda assim, reforça sua importância para o Serpro e para os usuários, dizendo que já é mesmo possível usar o novo padrão em alguns navegadores da internet: "A maioria deles já roda o HTML5 em algum nível", finaliza.
Carlos Cecconi, membro brasileiro do escritório brasileiro do W3C, afirma que os desafios enfrentados pelo HTML5 já eram esperados. "As dificuldades que estamos encontrando são comuns a qualquer tecnologia nova. Na verdade, não há sequer motivos para chamá-los de problemas", avalia. Ainda segundo Cecconi, até o segundo semestre de 2011, todas as funcionalidades do HTML5 já estarão disponíveis para os usuários dos principais navegadores.
Comunicação Social do Serpro - Curitiba, 22 de novembro de 2010