General
Hoje é o Dia da Responsabilidade Social

Em 25 de setembro comemora-se o Dia da Responsabilidade Social. No Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), as ações de responsabilidade social englobam uma série de princípios e práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a construção de uma sociedade melhor. Atualmente, após uma reformulação em abril de 2012, a Política de Responsabilidade Social da empresa está estruturada em seis pilares: Inclusão Digital, Acessibilidade, Meio ambiente, Educação, Qualidade de Vida e Inclusão Social.
Para Marcos Melo, titular da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais (Ceago), essas boas práticas são de extrema importância para a manutenção da atividade da empresa. Ele acredita que elas são uma compensação justa pelo passivo ambiental gerado por uma empresa de tecnologia como o Serpro. “Temos que estar atentos às demandas socioambientais e achar formas de minimizar os impactos da nossa atividade no meio ambiente. O Serpro continuará investindo fortemente em soluções que visem a boa convivência da empresa com o meio ambiente”, afirma.
Responzabilize-se
Lançada no ano passado pelo Serpro, a
campanha "Responsabilize-se" foi uma iniciativa que, primeiramente, trazia a proposta de conscientizar os empregados sobre a
responsabilidade de todos perante a sustentabilidade do planeta e de mostrar que
suas ações interferem direta e indiretamente no meio ambiente. O
mote principal da campanha era mostrar que mudanças de atitude e
valores são importantes não só no meio corporativo, mas também no dia a dia de cada um.
O foco inicial foi a redução do consumo de copos descartáveis e de papel, além do descarte consciente e adequado de determinados detritos, que se jogados em local inapropriado podem ser altamente nocivos à natureza. Ao longo do ano, o consumo desses insumos foi mensurado e ao fim do período chegou-se à regional vencedora. De acordo com a Ceago, em 2012, a regional socialmente responsável foi estabelecida de acordo com a quantidade de impressões. Segundo esse critério, a Regional Porto Alegre da empresa foi a campeã em economia. No fim do ano será revelada a regional socialmente responsável de 2013, com base, novamente, nos números de impressão.
Até o momento, Porto Alegre continua liderando o ranking da economia em relação ao primeiro semestre do ano passado. De acordo com o responsável pela área de gestão logística do Serpro na capital gaúcha, Gilberto César, esse bom resultado da regional deve-se à massificação do assunto junto aos empregados por meio do corpo gerencial. “O trabalho dos líderes é fundamental. É, na verdade, o esforço conjunto, diário, sem esperar pela campanha, que possibilita tamanha economia”, ressalta.
Mais iniciativas
Em breve será criado no Serpro o Comitê
de Responsabilidade Social, um fórum de decisões sobre as ações da empresa. Outra importante ação, foi a adesão da instituição à
A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública), especialmente às
campanhas Outubro Rosa, em referência ao câncer de mama, e ao
Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.
Ainda em novembro, haverá a campanha do Dia D - O Dia do Descarte. Durante dois dias, as regionais da empresa receberão cooperativas de reciclagem de eletroeletrônicos que captarão os materiais doados pelos empregados. O que for arrecadado nesse período será contabilizado e entrará na contagem de consumo de recursos e descarte para as novas regras do desafio que vai eleger a regional socioresponsável, o qual em 2014 passará a ser semestral, com uma premiação especial.
Sobre o eixo Acessibilidade, a Ceago salienta que, com a publicação de uma resolução que trata da acessibilidade física e digital na empresa, o Serpro aperfeiçoa-se para acompanhar as regras de acessibilidade física da ABNT. A coordenação enfatiza que as soluções tecnológicas desenvolvidas também passarão por adequações, oferecendo mais acessibilidade digital.
No campo da Inclusão Digital, a empresa executa a política de governo para inclusão de pessoas por meio da utilização de tecnologias da informação. O principal objetivo do eixo é promover o exercício da cidadania pelo acesso livre a serviços e informações públicas disponíveis na rede mundial de computadores. Hoje, o Serpro contabiliza 477 telecentros doados, sendo 12 no exterior. Esse ano, já são 7 telecentros que junto com os demais já geraram mais de R$ 5 milhões de economia a partir do uso de software livre. Também são atendidos 117 bolsistas em parceria com o programa Telecentros BR.