General
Governo promove capacitação nacional para o Siconv

A Primeira Semana Siconv teve início em abril e, até junho, vai percorrer todas as regiões do Brasil, para capacitar 1500 usuários do Sistema de Gestão de Convênios. É uma das etapas de um grande esforço de promoção do conhecimento e melhoria da transparência e eficiência no ambiente das transferências voluntárias da União. Para o segundo semestre de 2012, serão agendados os eventos da Segunda Semana Siconv, que deve contemplar cerca de dois mil participantes em todo o país.
Imaculada Zille, responsável do Serpro pela capacitação e suporte aos usuários do Siconv, explica que o objetivo do curso é capacitar servidores da administração federal, municipal e estadual, além de entidades privadas sem fins lucrativos. O foco é a utilização prática da ferramenta. Segundo ela, depois de passar por Belo Horizonte, Brasília, Belém, Curitiba e Porto Alegre, o evento chegará a Salvador em junho. Depois serão abertas turmas extras nas cidades já citadas.
“Essa é uma capacitação estratégica, pois o Siconv é uma importante ferramenta para o desenvolvimento do país. Ele gerencia todos os recursos financeiros repassados aos estados, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos em decorrência da celebração de convênios e acordos para a realização de obras e serviços de interesse comum e coincidente às três esferas do governo. Além de agilizar procedimentos, ele é responsável por dar transparência a todo esse processo”, destaca Imaculada.
O acesso livre às informações sobre os convênios celebrados pela União está disponível no endereço www.convenios.gov.br. A página permite a consulta de informações consolidadas sobre os convênios no país e também o acesso aos detalhes de um convênio específico.
A Semana Siconv é um programa coordenado pelo Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União (DeGST) da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A execução está a cargo do Serpro.
50 mil usuários até 2015
De acordo com Imaculada Zille, o ministério tem a meta de capacitar 50 mil usuários do Sistema de Gestão de Convênios até o final de 2015. “Esse será um grande desafio para o Serpro e estamos nos preparando para atender integralmente a essa demanda”, informa.
Uma das soluções para esse desafio é a educação a distância. Segundo Orlando Moreira Bastos, gerente de Atendimento ao Ministério do Planejamento, o MP está montando um grupo de trabalho para definir os procedimentos para criação da Escola Virtual Siconv, com a participação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Tribunal de Contas da União (TCU) e Serpro. “A ENAP já possui um curso normativo sobre planejamento e execução dos convênios e o TCU oferece capacitação na parte de fiscalização e controle. A proposta é que o Serpro participe construindo cursos sobre a solução informatizada”, detalha Orlando.
“A Universidade Corporativa (UniSerpro) terá importante papel nesse processo. A ideia é dar início ao novo modelo a partir do final de 2012. E a expectativa é que todos os eventos de treinamento do Siconv sejam realizados na modalidade a distância já em meados de 2013”, completa Imaculada.