General
Governo lança portal Brasil Voluntário
O governo lançou hoje, 22, um programa que vai selecionar voluntários públicos para trabalhar na Copa das Confederações, neste ano, e na Copa do Mundo de 2014. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro e podem ser feitas no Brasil Voluntário.
O portal é hospedado pelo Serpro, e está preparado para receber até três mil acessos simultâneos. Na primeira hora de funcionamento, foram recebidas 200 inscrições. “Começamos com nove servidores e estamos preparados para responder às demandas mais severas dessa aplicação. O portal está no mais novo sistema de armazenamento disponível no Serpro”, explica Eduardo Vieira Marques de Almeida, chefe do Centro de Dados do Rio de Janeiro.
Inicialmente, serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades sede da Copa das Confederações, neste ano. Mais 4,9 mil voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento em Brasília e no Rio de Janeiro. Depois, serão selecionados mais 50 mil voluntários para trabalhar na Copa do Mundo em 2014. Na fase inicial de preparação e treinamento dos voluntários serão investidos R$ 30 milhões. A verba será destinada à seleção e preparação dos voluntários, além de cobrir outros gastos como transportes, alimentação e seguros.
“O voluntariado é essencial para o sucesso desses eventos, tanto na parte operacional quanto nas ruas “, disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. "Faz toda a diferença ter muitas pessoas da cidade para receber a gente quando participamos de um evento desse porte", destacou a ministra da Cultura, Marta Suplicy. "Essas pessoas dão dicas de cultura, de passeios, que não estão nos manuais", completou a ministra.
Virtualizado e seguro
O ambiente no qual o portal Brasil Voluntário está hospedado é totalmente virtualizado e opera na mais moderna plataforma de hardware disponível nos centros de dados do Serpro. O portal foi desenvolvido em software livre e está hospedado em ambiente que também utiliza tecnologias livres, alinhado com as diretrizes do Governo Federal.
Em termos de segurança, foram realizados os testes necessários exigidos para portais de produção. "Além disso, o ambiente está protegido pela infraestrutura de segurança do Serpro, que conta com firewalls, IPs, mecanismos anti-DDOS, backup e monitoração 24 horas”, destaca Carlos Eduardo Marques Hill, da área do Centro de Dados da empresa.