General
Governo Federal desenvolve novo sistema para gestão de pessoas
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) iniciou este mês o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (SIGEPE.gov), ferramenta que substituirá o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), atual responsável pela tarefa. Para se ter uma ideia da importância dessa evolução, basta ilustrar que o Siape é um sistema de abrangência nacional que integra todas as plataformas de gestão da folha de pessoal dos servidores públicos. Atualmente, ele abrange 321 órgãos, possui mais de 1,5 milhão de matrículas em sua base de dados e processa mais de 100 bilhões de reais em folha de pagamento por ano. É considerado um dos grandes sistemas estruturadores do Governo Federal.
Para este desenvolvimento, foi constituído um consórcio formado pelo Serpro e a Dataprev, e o MPOG negociou um cronograma de cinco anos para a conclusão do sistema, que deve entrar em operação antes de 2018.
Evolução
Angelo
Zanata, coordenador de Negócios do Serpro e responsável pela empresa no
consórcio, destaca a magnitude e eficiência do Siape, que está no ar
desde 1989, e reconhece que o momento demanda um salto conceitual e
tecnológico para a área de gestão de pessoas no Governo Federal. "O SIGEPE.gov
vai além do Siape em duas vertentes. Primeiro porque vai atualizar o
modelo tecnológico para uma arquitetura que pode tirar vantagens das
tecnologias emergentes, como mobilidade, computação em nuvem e sistema
orientado a processo de negócio, por exemplo. Em segundo lugar, porque
vai abarcar 12 macroprocessos fundamentais para a gestão de pessoas",
explica.
Atualmente, o Siape abarca: Cadastro, Folha de Pagamento, Provisão da Força de Trabalho, Legislação Pessoal e Saúde. O Sigepe contará com os seguintes módulos adicionais: Qualidade de Vida; Evolução Funcional; Compensação de RH; Seguridade Social; Capacitação e Desenvolvimento; Monitoração; Avaliação de Desempenho; Gestão de Processos e Sistemas. "O Siape nasceu em outra realidade e estava adequado ao seu tempo. De lá pra cá, a compreensão sobre o universo de gestão de pessoas se ampliou, novos conceitos foram elaborados e novas práticas incorporadas. O Sigepe vem para responder a essa evolução, unindo o que há mais atual em termos de tecnologia e integração de processos com os conhecimentos mais consolidados nessa área do saber", indica Angelo Zanata.