General
Governo amplia uso do Expresso

Em conformidade com o decreto 8.135/2013, que estabelece regras para as comunicações de dados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, o governo federal tem aumentado o número de ministérios e órgãos atendidos pelo Expresso V3, suíte de comunicação desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
A publicação neste mês do contrato firmado com o Ministério das Comunicações no Diário Oficial da União, formalizou o Serpro como responsável pela criação, hospedagem e produção do serviço de correio eletrônico Expresso V3 e também pelo fornecimento de certificados digitais. Nessa primeira fase, até o momento, já foram emitidos cerca de cem certificados digitais para os cargos de primeiro escalão, sendo que, posteriormente, a ação se estende aos demais cargos.
Segundo Fernando Neves, analista de negócios do Serpro, vários testes já vinham sendo realizados desde o ano passado no Ministério das Comunicações - o primeiro a aderir ao decreto presidencial. “Fizemos um atendimento bastante personalizado, com equipes do Serpro presentes no ministério, realizando treinamento para os usuários. Na primeira fase foi desenvolvido um trabalho não só de implantação técnica, mas também de divulgação, com realização de palestras para todos os usuários”, reforça. Segundo ele, o Expresso V3 já se encontra com o serviço estabilizado, atendendo plenamente a 1.800 contas.
Paulo Henrique dos Santos, da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais do Serpro, destaca a segurança com o uso do Expresso V3. “A suíte de comunicação Expresso V3 está sob domínio da rede do Serpro, com servidores em rede protegida, em um ambiente monitorado constantemente com diversos ativos de segurança para evitar e detectar possíveis invasões”, garante.
Novos
clientes
Atualmente,
a Presidência da República já possui 4.300 contas do Expresso V3.
De
acordo com Paulo Henrique, a expansão da ferramenta continua, com a
adesão de mais clientes. “Temos a previsão de levar o Expresso V3
à Agência
Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias,
com 130 contas, e ao Ministério das Cidades, com 1.500 contas. Além
disso, vamos realizar a migração no Ministério do Planejamento
do Expresso V2, que já é utilizada pelos seus usuários, para o
V3”.
Segundo ele, outros órgãos já manifestaram interesse em ter o correio eletrônico Expresso V3, mas ainda não foram confirmados, pois estão em fase de análise.