• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

General

Governo abre inscrições para formação de pregoeiros

Estão abertas no portal www.comprasnet.gov.br as inscrições para a Escola Virtual de Formação de pregoeiros do Governo Federal. As aulas iniciam na primeira quinzena do mês de março e ocorrem inteiramente pela internet.

O curso é gratuito e vai abordar conhecimentos sobre a legislação e as principais funcionalidades do sistema de pregão eletrônico, tornando os participantes aptos a conduzir e executar com segurança e rapidez os procedimentos previstos no processo de licitação.

São 30 horas de duração e o conteúdo do treinamento ficará disponível para os alunos na internet 24 horas por dia. Recomenda-se uma hora diária de dedicação já que o treinamento deve ser finalizado em um mês. A expectativa é capacitar pela Escola Virtual cerca de três mil servidores até o final desse ano.

Cada turma terá um tutor que oferecerá todo o suporte pedagógico aos alunos. Os participantes receberão certificado de formação de pregoeiro desde que atinjam 70% de aproveitamento.

Podem participar servidores que atuam na área de compras eletrônicas nas Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG) do Governo Federal e também nos 406 órgãos estaduais e municipais que já aderiram ao Sistema Comprasnet para uso do pregão eletrônico.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o curso de ensino a distância foi e homologado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento que é a gestora do Sistema Comprasnet.

Inscrições
O servidor deverá solicitar seu cadastro na Escola Virtual SIASG e inscrição no curso, pelo Portal Comprasnet (www.comprasnet.gov.br, banner “Capacitação”, banner “Escola Virtual”, banner “Solicitar inscrição no curso virtual de Pregão Eletrônico”).

A diretora do Departamento de Logística e Serviços Gerais da SLTI, Loreni Foresti, salientou que os servidores precisam estar aptos na utilização do pregão eletrônico que é hoje a modalidade mais utilizada nas compras do Governo Federal.

Somente no ano passado, foram capacitados 4.591 servidores na utilização do pregão eletrônico por meio de cursos presenciais e virtuais em todas as regiões do país. Além desses, 1.540 servidores também receberam treinamento sobre outros módulos do sistema de compras públicas.

Em 2008, o Governo Federal comprou R$ 16,5 bilhões por pregão eletrônico - 69,4% do valor das licitações de bens e serviços comuns. Com a sua utilização, o Governo economizou R$ 3,2 bilhões que representa um percentual de 16,3% obtido pela diferença do preço máximo aceito pela Administração por cada produto ou serviço e o que efetivamente foi contratado após a disputa on-line entre os fornecedores.

Loreni Foresti disse, ainda, que está em desenvolvimento um novo módulo de treinamento, também pela internet, que vai ensinar os pregoeiros a oportunizar a participação das micro e pequenas empresas nas licitações eletrônicas.

Mais informações sobre o programa de capacitação de pregoeiros da SLTI podem ser obtidas através do e-mail: treinamento.siasg@planejamento.gov.br

Governo Eletrônico, 27 de fevereiro de 2008

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico