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Gestão de Pessoas do Serpro trouxe reformulações em 2013

A qualidade de vida de empregados e empregadas estudada a fundo, com proposições práticas para sua melhoria; a reavaliação e reformulação do processo de gerenciamento de desempenho; e a conquista de um selo que confirma a disposição da empresa em se orientar por princípios de equidade de gênero e raça foram algumas das realizações de 2013 apontadas como essenciais por Marcos Benjamin, da superintendência de Pessoas (Supgp) do Serpro.
Convidado a fazer um balanço das atividades da área, Benjamin iniciou por salientar a importância de o Serpro participar do Pró-Equidade de Gênero e Raça, um grande programa do Governo Federal que desenvolve conceitos e procedimentos na gestão de pessoas e cultura organizacional. O objetivo é instaurar um grau cada vez maior de equidades nos ambientes de trabalho.
Conciliação
entre casa e trabalho
“O
Serpro participa do programa desde a segunda edição. Em 2013,
recebemos o selo da 4ª edição e já temos o plano de trabalho do
Programa Serpro de Equidade de Gênero e Raça (PSEG) para 2014”,
disse o superintendente. “Uma das ações será colocar em foco a
conciliação entre atividades de trabalho e o convívio da família.
Esse é um debate essencial, a ser feito com a participação de
mulheres e homens, dado o impacto que o trabalho tem no cotidiano
das pessoas”, disse Benjamin.
Segundo ele, outro item previsto no plano é o amplo esclarecimento sobre como acessar os canais de denúncia da empresa. “Teremos ações para deixar claro como empregadas e empregados podem recorrer a instâncias como a Comissão de Ética, em caso de necessidade”, exemplificou o superintendente.
Em sintonia com o debate sobre equidade, outra iniciativa essencial da Supgp em 2013 foi o lançamento do projeto Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Contando com consultoria da Universidade de Brasília, a empresa abriu-se para colher a opinião de trabalhadores, realizando um grande diagnóstico que norteou a construção de 11 projetos, que serão delineados ao longo de 2014. “Apesar de não ter um resultado imediato, esse programa é muito importante porque busca condições de trabalho mais confortáveis e relações interpessoais mais harmoniosas, algo que é essencial para o equilíbrio entre a produtividade e o bem estar das pessoas no trabalho”, destacou Benjamin.
Gerenciamento
de desempenho repensado
Em
relação ao processo de Gerenciamento de Desempenho dos empregados
do Serpro (GDES), o superintendente sublinhou a revisão ocorrida em 2013. De acordo com Benjamin, a Supgp
e a equipe responsável pela elaboração e publicação dos
normativos mergulhou a fundo na literatura do tema, além de contar com apoio de profissionais especializados. “Foi também com esse
assunto que se estreou o Palavra Aberta, sistema interno para
consultar as opiniões de quem trabalha no Serpro, de forma que essa
reformulação decorreu de uma discussão bastante ampla”,
salientou o superintendente.
Segundo ele, o processo como um todo recebeu contribuições importantes de empregados e empregadas. “Foram mudanças que vão muito além do aspecto normativo, que também foram estimuladas pelo debate sobre o feedback, um momento crucial no processo de arranjo e rearranjo nos planos de trabalho, que fizemos acontecer contando com auxílio de especialistas”, relembrou.
Concursos
Públicos
Aspecto
também destacado pelo superintendente da GP foi a
realização de concursos em 2013. “Já houve várias convocações relativas ao último certame. A perspectiva, para
o ano que vem, é que continue o processo de ingresso de novos empregados. Mas é importante
salientar que essa renovação depende da disponibilidade
orçamentária da empresa”, disse o superintendente.
“O fundamental é que esses concursos ainda em vigor, de 2010 e 2013, possibilitam que todas as unidades organizacionais contem com um grande contingente de pessoas aptas para reposição e renovação de cargos que garantem a manutenção da empresa”, finalizou Marcos Benjamin.